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Publicação:
Violência e educação: percepções dos professores da educação infantil acerca da violência familiar contra a criança

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Orientador

Correr, Rinaldo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Rio Claro - IB - Pedagogia

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A violência contra a criança é uma presença constante na sociedade, manifestando-se de diversas maneiras. Uma das principais formas de expressão é a violência familiar, que ocorre entre membros de uma mesma família, unidos por laços de parentesco ou afetivos. Levando esse fato em consideração, o presente trabalho teve como objetivo investigar as percepções dos professores da Educação Infantil sobre a violência familiar cometida contra a criança, destacando o papel crucial desempenhado por esses profissionais na identificação e prevenção dos casos de abuso. Para isso, foram realizadas entrevistas individuais com cinco (5) professoras que atuam diretamente com a Educação Infantil. Os dados foram analisados segundo a proposta de Análise de conteúdo temáticas, desenvolvida por Bardin (2010) e utilizou-se como referencial teórico a perspectiva Histórico-Cultural desenvolvida por Vygotsky (1991). Os resultados demonstram que as professoras entrevistadas entendem sobre a importância da identificação e prevenção frente aos casos de abuso e a importância da escola como um espaço de proteção e acolhimento

Resumo (inglês)

Violence against children is a constant presence in society, manifesting itself in various ways. One of the main forms of expression is family violence, which occurs between members of the same family, united by kinship or actual side. With this mind, the aim of this study was to investigate the perceptions of early childhood education teachers about family violence committed against children, highlighting the crucial role played by these professionals in identifying and preventing cases of abuse. For this purpose, individual interviews were conducted with five (5) teachers who work directly with Early Childhood Education. The data was analyzed according to the Thematic Content Analysis proposal developed by Bardin (2010) and the Historical-Cultural perspective Vygotsky (1991) was used as a theoretical reference. The results demonstrate that the teachers interviewed understand the importance of identifying and preventing cases of abuse and the importance of the school as a protective and welcoming space.

Descrição

Palavras-chave

Violência familiar, Criança, Educação infantil, Family violence, Child, Early Childhood Education

Idioma

Português

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