Publicação: O bebê e o livro: interações e literatura
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Mialhe, Jorge Luís 

Vasques, Cristina Maria 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This research had as objective to investigate how is the baby interaction with the book, the reading and children's literature. Our interest in this subject arose when we realized that this phase of childhood has been neglected in its specificity, both Brazilian legislation as in studies regarding of the early childhood - which deals with child 0 to 3 years. To give account of our proposal, we did a search bibliographic-descriptive of qualitative character, based on studies of Evélio Cabrejo Parra (2010), Mariana Senhorini and Sueli Bortolin (2008), Franco Frabboni (1998) and Fanny Abramovich (1995), among other scholars, so that we could understand what the relationship between book, reading and literature and what standard the contact with the book, reading and children's literature can contribute to the development of children in early childhood and for the formation of the habit of reading. We hope that research can guide teachers and mentors, parents and caregivers of babies, so that they are aware of the necessity and importance of reading from the cradle
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo investigar como se dá a interação do bebê com o livro, a leitura e a literatura infantil. Nosso interesse por esse tema surgiu quando percebemos que essa fase da infância tem sido negligenciada em sua especificidade, tanto na legislação brasileira quanto nos estudos a respeito da primeira infância - que trata da criança de 0 a 3 anos. Para darmos conta de nossa proposta, fizemos uma pesquisa bibliográfico-descritiva de caráter qualitativo, fundamentada nos estudos de Evélio Cabrejo Parra (2010), Mariana Senhorini e Sueli Bortolin (2008), Franco Frabboni (1998) e Fanny Abramovich (1995), dentre outros estudiosos, de modo que pudéssemos compreender qual a relação entre livro, leitura e literatura e em que medida o contato com o livro, a leitura e a literatura infantil pode contribuir para o desenvolvimento da criança na primeira infância e para a formação do hábito de leitura. Esperamos que a pesquisa possa orientar professores e monitores, pais e cuidadores de bebês, de modo que eles se conscientizem da necessidade e da importância da leitura desde o berço
Descrição
Palavras-chave
Leitura, Literatura infantojuvenil, Lactente, Crianças - Desenvolvimento, Biblioterapia
Idioma
Português
Como citar
QUEIROZ, Natalia Mattos de. O bebê e o livro: interações e literatura. 2016. 35 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.