Logotipo do repositório

Design da informação e aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma proposta inovadora para o ensino de inglês para medicina

Carregando...
Imagem de Miniatura

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O presente relatório de pós-doutorado apresenta os resultados e desdobramentos da pesquisa desenvolvida pela Dra. Natália Nakano, no período de julho/2025 a junho/2026, do projeto “Design da Informação e Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma proposta inovadora para o ensino de inglês para medicina”. O projeto foi desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI), da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC), Campus de Marília. O objetivo geral deste projeto foi estudar e discutir como a convergência entre os princípios do Design da Informação e da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL), consideradas de forma interdisciplinar, podem promover a competência comunicativa e o engajamento na aquisição da língua inglesa por estudantes de Medicina. O grande diferencial científico deste trabalho residiu na superação da fragmentação teórica dessas áreas, unindo-as em uma engrenagem metodológica onde cada campo desempenhou um papel essencial no ciclo de aprendizagem do estudante. A integração sistemática entre o DI, o PBL e o ESP na construção do material didático revelou que o sucesso do ensino de uma língua estrangeira instrumental em contextos profissionais altamente complexos depende de uma abordagem multidimensional.

Descrição

Idioma

Português

Citação

NAKANO, Natalia. Design da informação e aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma proposta inovadora para o ensino de inglês para medicina. 2026. Relatório (Pós-Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2026.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Tipo de item:Unidade,
Marília, Faculdade de Filosofia e Ciências - FFC
FFC
Campus: Marília

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação