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Publicação:
Prevenção também se ensina? Análise do programa estadual de prevenção ao uso indevido de drogas na escola no município de Pederneiras

dc.contributor.advisorFernandes, Angela Viana Machado [UNESP]
dc.contributor.advisorGentilini, João Augusto [UNESP]
dc.contributor.authorMeiado, Adriana Campos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:31:32Z
dc.date.available2014-06-11T19:31:32Z
dc.date.issued2008-05-30
dc.description.abstractO presente estudo tem como objetivo verificar como o Programa Prevenção Também se Ensina tem sido desenvolvido nas escolas públicas estaduais, através do olhar dos professores. Este programa existe desde 1996 e foi implantado pela Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE) em parceria com o governo estadual e as Diretorias Regionais de Educação, abrangendo todas as escolas estaduais dos municípios do Estado de São Paulo. A hipótese sobre a qual se apóia o estudo é a de que o programa não tem atingido plenamente seu objetivo de promover a redução do abuso de drogas entre os jovens por não ser efetivamente operacionalizado no ambiente escolar. A justificativa para a realização do estudo é a de que o programa existe há 12 anos e até a presente data não houve uma análise avaliativa das suas contribuições e de sua articulação com a política nacional antidrogas. Optou-se, nesse estudo, por analisar quantitativamente e qualitativamente o número de professores efetivos estaduais de 5ª a 8ª série das escolas do município de Pederneiras, que conheciam e utilizavam o referido programa, por meio de questionário e de entrevistas. Foram entrevistados 77 professores de 9 escolas estaduais do município de Pederneiras. Observou-se que um número representativo de professores não têm conhecimento sobre o programa e os professores que têm conhecimento sobre o programa, nem sempre o executa de acordo com a proposta existente. Após uma análise das variáveis que podem atuar para essa dificuldade de adesão ao programa, foi possível concluir que a proposta de execução do Programa Prevenção Também se Ensina não foi articulada conforme a intenção em sua elaboração, e que há uma desarticulação entre as políticas federais, estaduais e municipais. Verificou-se a existência de sobrecarga de atribuições ao professor, bem como, despreparo em sua formação...pt
dc.description.abstractThe present study aims at testing how The Teaching Prevention Program has been developed in Public Schools according to the point of view of teachers. This Program has existed since 1996 and has been introduced by the Education Development Foundation together with The State Government and Local Educational Boarders which comprise all São Paulo State local schools. The hypothesis of the present work is based on the fact that such program is not getting its expected results of promoting the reduction of drug abuse among youngsters because it hasn’t been effectively operationalized in the school environment. The reason for making this study lies on the fact that this program has been used for 12 years and until the present date there hasn’t been either any evaluative analysis of its contributions or partnership within National Policies against drugs. The choice has been, in this study, qualitatively and quantitatively by examining the number of teachers effective state of 5-to 8 grade schools of the municipality of Pederneiras, who knew and used the program, through questionnaires and interviews. We interviewed 77 teachers, 9 state schools in the municipality of Pederneiras. It was observed that a representative number of teachers have no knowledge about the program and teachers who have knowledge about the program, not always run it in accordance with the existing proposal. After an analysis of the variables that can act for the difficulty of joining the programme, it was possible to conclude that the proposed implementation of prevention were also teaches was not the intention as articulated in their development, and that there is a disconnection between the federal policies, state and municipal. It was the existence of extra powers to the teacher, and unpreparedness in their training, lack of affinity with the theme of disconnection in the process of conducting the information until the teacher.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent199 f. : il.
dc.identifier.aleph000558664
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationMEIADO, Adriana Campos. Prevenção também se ensina? Análise do programa estadual de prevenção ao uso indevido de drogas na escola no município de Pederneiras. 2008. 199 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2008.
dc.identifier.filemeiado_ac_dr_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes8258142795121711
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/101607
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação e Estadopt
dc.subjectEducadorespt
dc.subjectDrogas - Abuso - Prevençãopt
dc.titlePrevenção também se ensina? Análise do programa estadual de prevenção ao uso indevido de drogas na escola no município de Pederneiraspt
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
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unesp.author.lattes8258142795121711
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt

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