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Publicação:
Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde

dc.contributor.authorCyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
dc.contributor.authorRomanholi, Renata M. Zanardo [UNESP]
dc.contributor.authorDezan, Elizabeth [UNESP]
dc.contributor.authorManoel, Cássia Marisa [UNESP]
dc.contributor.authorVillardi, Marina [UNESP]
dc.contributor.authorSordi, Mara Regina L. de
dc.contributor.authorForesti, Miriam [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICMP)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:31:19Z
dc.date.available2016-06-28T17:31:19Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), botucatu
dc.format.extent5692-5701
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/139691
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação superiorpt
dc.subjectSaúde coletivapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.titleEnsinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúdept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7172724495907723
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

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