Publicação: Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde
dc.contributor.author | Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP] | |
dc.contributor.author | Romanholi, Renata M. Zanardo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Dezan, Elizabeth [UNESP] | |
dc.contributor.author | Manoel, Cássia Marisa [UNESP] | |
dc.contributor.author | Villardi, Marina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sordi, Mara Regina L. de | |
dc.contributor.author | Foresti, Miriam [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual de Campinas (UNICMP) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:19Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:19Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi descrever a trajetória da disciplina de Pedagogia e Saúde Coletiva no programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP. Com ênfase na formação pedagógica de docentes, futuros docentes, profissionais de saúde e pesquisadores que atuam no ensino de Saúde Coletiva, nas graduações em saúde, a disciplina foi organizada para oferecer subsídios para reflexão crítica sobre pressupostos teóricos e metodológicos que orientam as práticas educativas de Saúde Coletiva no contexto da sociedade, do SUS e da Universidade Brasileira no presente momento e para reflexão crítica do ensino da saúde coletiva nas profissões da saúde. Por meio de seminários, debates, construções coletivas e individuais, portfólio individual, que tinham como norte a análise da experiência vivida no processo de aprendizagem de Saúde Coletiva na graduação e a perspectiva de ação agora como professor, foram realizadas discussões sobre conteúdos, percursos metodológicos, percepção da avaliação como parte do processo pedagógico e interdisciplinaridade como perspectiva de abordagem. Foi possível observar que, mesmo sendo a docência uma perspectiva profissional e mesmo com a implantação das Diretrizes Curriculares Nacionais, pouco se tem valorizado a formação docente e conseqüentemente se ressaltou a necessidade de se trabalhar, refletir, propor e criticar as práticas pedagógicas, para qualificar o ensino da área nas graduações na saúde. Conclui-se que, apesar da maior valorização da formação do pesquisador na pós-graduação, há um campo fértil para propor inovações pedagógicas e enfatizar a formação para a docência, se almejamos a qualidade da educação superior, compreendendo a Saúde Coletiva como essencial na formação de profissionais da saúde. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina (FMB), botucatu | |
dc.format.extent | 5692-5701 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5692-5701 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 7172724495907723 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139691 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação superior | pt |
dc.subject | Saúde coletiva | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.title | Ensinamos a ensinar? movimentos para a qualificação da formação docente universitária em saúde coletiva nas profissões da saúde | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 7172724495907723 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatu | pt |
unesp.department | Saúde Pública - FMB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-5692-5701.pdf
- Tamanho:
- 45.13 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format