Publicação: O “condutor da massa” de Gustave Le Bon e a figura do líder no populismo contemporâneo: uma investigação sociológica comparativa
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Data
Autores
Orientador
Zuin, João Carlos Soares 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Ciências Sociais - FCLAR
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Neste trabalho, apresentamos uma comparação da figura do condutor das massas analisada por Gustave Le Bon, em Psicologia das Massas (1895), com a figura do líder no partido político populista Lega, representada por Matteo Salvini, a fim de compreender, por meio da comunicação direta que ocorre por meio de postagens diárias em mídias digitais, a manifestação técnica dessa forma de política e a instrumentalização de emoções inerente a ela, que possibilitou as diversas vitórias da Lega na política italiana e leva sua forma de governo como exemplo para outros países.
Resumo (inglês)
In this work we present a comparison between the figure of the Leader of Crowds analyzed by Gustave Ie Bon, The Crowd: A Study of the Popular Mind (1895), with the figure of the leader in the populist political party Lega, represented by Matteo Salvini, in order to understand, through the direct communication that occurs through daily postings in digital media, the technical manifestation of this form of politic, and the instrumentalization of emotions inherent to it, enabling the various victories of Lega in Italian politics and taking its form of government as an example to other countries.
Descrição
Palavras-chave
Psicologia das massas, Populismo Digital, Matteo Salvini, Mentalidade, Redes Sociais, Psychology of crowds, Digital Populism, Mentality, Social Network
Idioma
Português