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Publicação:
O “condutor da massa” de Gustave Le Bon e a figura do líder no populismo contemporâneo: uma investigação sociológica comparativa

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Orientador

Zuin, João Carlos Soares

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Ciências Sociais - FCLAR

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Neste trabalho, apresentamos uma comparação da figura do condutor das massas analisada por Gustave Le Bon, em Psicologia das Massas (1895), com a figura do líder no partido político populista Lega, representada por Matteo Salvini, a fim de compreender, por meio da comunicação direta que ocorre por meio de postagens diárias em mídias digitais, a manifestação técnica dessa forma de política e a instrumentalização de emoções inerente a ela, que possibilitou as diversas vitórias da Lega na política italiana e leva sua forma de governo como exemplo para outros países.

Resumo (inglês)

In this work we present a comparison between the figure of the Leader of Crowds analyzed by Gustave Ie Bon, The Crowd: A Study of the Popular Mind (1895), with the figure of the leader in the populist political party Lega, represented by Matteo Salvini, in order to understand, through the direct communication that occurs through daily postings in digital media, the technical manifestation of this form of politic, and the instrumentalization of emotions inherent to it, enabling the various victories of Lega in Italian politics and taking its form of government as an example to other countries.

Descrição

Palavras-chave

Psicologia das massas, Populismo Digital, Matteo Salvini, Mentalidade, Redes Sociais, Psychology of crowds, Digital Populism, Mentality, Social Network

Idioma

Português

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