Logotipo do repositório
 

Publicação:
Fashion film para a percepção da moda sustentável: o mise en scène da marca Mango

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Neves, Érica Pereira das

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FAAC - Relações Públicas

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O presente trabalho tem como finalidade estudar os fashion films como estratégia de comunicação da moda sustentável, por meio do estudo de caso de três curtas da marca Mango. Para tanto, foi realizada uma revisão de literaturas que discorrem sobre a comunicação de moda e a utilização dos fashion films para a sustentabilidade, tendo como principal foco o entendimento de como as relações públicas e o marketing de conteúdo podem se unir para a promoção da moda sustentável e o consumo consciente. Em seguida, foi realizado o estudo de caso, que foi dividido em uma análise dos elementos audiovisuais, seguido pela aplicação de um questionário de percepção a respeito dos três filmes selecionados, pelo qual buscou-se observar quais as características dos fashion films sensibilizam o espectador a respeito do consumo de marcas de moda sustentável e o impacto desse setor no meio ambiente. Os resultados encontrados apontam como essa estratégia comunicacional pode ser aplicada na moda sustentável, sobretudo no que tange a inclinação para o consumo nesse setor e o fortalecimento da imagem e valores sustentáveis das marcas, especialmente devido ao seu caráter estético e sensível, sendo uma estratégia com grande potencial para mais pesquisas no campo das Relações Públicas.

Resumo (inglês)

This research aims to explore fashion films as a strategy for sustainable fashion communication, using three short films from Mango as the object of study. A bibliographic review was conducted on fashion communication and fashion film theory, with a focus on how public relations and branded content can work together to promote sustainable fashion and conscious consumption. To support this idea, a questionnaire was created to analyze how the three selected fashion films were perceived by the sample. The aesthetic aspects of the films were found to be effective in raising awareness about the sustainable fashion industry and its environmental impact. The results show that fashion films can be an excellent strategy for fashion communication, especially when applied to sustainable brands. It was observed that people were more likely to consume sustainable brands after watching the short films, highlighting how public relations can further leverage this strategy to communicate brand values and project a positive image regarding sustainability.

Descrição

Palavras-chave

Moda, Sustentabilidade, Fashion films, Fashion, Sustainability

Idioma

Português

Como citar

GUERRIERO, Costanza Nagayoshi. Fashion film para a percepção da moda sustentável: o mise en scène da marca Mango. Orientador: Érica Pereira das Neves. 2024. 71 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Relações Públicas) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação