Publicação: Uma proposta de mediação para a exposição “Um quimiscritor no museu: ciência, literatura e direitos humanos com Primo Levi”
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Data
Autores
Orientador
Massi, Luciana 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - iq
Título da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho pretendeu colaborar com o desenvolvimento de pesquisas relacionadas à formação de mediadores de museus e centros de ciências, dessa forma elaboramos uma proposta de mediação para a exposição “Um quimiscritor no museu: ciência, literatura e direitos humanos com Primo Levi”, localizada no Centro de Ciências de Araraquara (CCA). Tal proposta de mediação fundamentou-se teoricamente nas pesquisas em Educação em Ciências em Espaços não formais. Devido ao contexto pandêmico, no qual se desenvolveu a pesquisa, alterações na forma de coletar dados foram necessárias. Os dados que antes seriam coletados no CCA (formato físico) passaram a ser coletados em um formato virtual, além da utilização de diversas fotografias da exposição, registradas quando ainda era possível a visitação. A proposta foi elaborada com base, principalmente, em quatro elementos presentes na fundamentação teórica, são eles: os saberes da mediação, os tipos de interação, os tipos de visitação e o público alvo. Com isso, a proposta foi construída e apresentada da seguinte forma: para cada seção da exposição foram incluídos tópicos que trazem uma descrição da seção, orientações gerais e propostas de abordagem envolvendo os quatro elementos citados anteriormente. O material poderá servir para a formação inicial dos mediadores da exposição, como referência para aqueles que buscam conhecer os elementos teóricos presentes no processo de mediação, desenvolvendo assim uma experiência crítica e reflexiva antes, durante e após a mediação.
Resumo (inglês)
This study aims to collaborate with the development of research on the education of museums and science centers mediators, therefore we developed a mediation proposal for the exhibition “A chemist in the museum: science, literature and human rights with Primo Levi”, located in Araraquara Science Center (CCA). Such a proposal for mediation was theoretically based on research in Science Education in non-formal spaces. Due to the pandemic context, in which the research was developed, changes in the way of collecting data were necessary. The data that would previously have been collected in the CCA (physical format) started to be collected in a virtual format, in addition to the use of several photographic records of the exhibition, recorded when visitation was still possible. The proposal was developed based mainly on four elements presented in the theoretical foundation, they are: 1) the knowledge of mediation, 2) the types of interaction, 3) the types of visitation and 4) the target audience. Thus, the proposal was constructed and presented as follows: for each section of the exhibition, topics were included that provide a description of the section, then general guidelines and approach proposals involving the four elements mentioned above were presented. The material can be used for the initial education of exhibition mediators, as a reference for those who seek to know the theoretical elements present in the mediation process, thus developing a critical and reflective experience before, during and after the mediation.
Descrição
Palavras-chave
Exposição museográfica, Primo Levi, Proposta de mediação, Museographic exhibition, Mediation proposal
Idioma
Português