Publicação:
Princípios matéticos e programação Scratch: desenvolvimento de projetos com crianças

dc.contributor.advisorMaltempi, Marcus Vinicius [UNESP]
dc.contributor.authorSelingardi, Ainá Montessanti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-14T11:46:54Z
dc.date.available2025-01-14T11:46:54Z
dc.date.issued2024-12-12
dc.description.abstractNesta tese, estudamos sobre a matética que é arte de aprender as coisas e os princípios matéticos que entendemos como ideias, características, atitudes, habilidades e/ou estratégias que têm o potencial de iluminar e facilitar o processo de aprendizagem. Investigamos a manifestação dos princípios matéticos, sistematizados a partir das ideias de Papert (1985, 2008), em um ambiente em que crianças desenvolveram projetos de programação no Scratch no trabalho de campo da pesquisa. Além disso, o estudo explorou como esses princípios se relacionam com o pensamento computacional e a aprendizagem criativa, buscando compreender de que maneira essas convergências enriquecem a experiência das crianças. O trabalho foi fundamentado em uma abordagem de pesquisa qualitativa e a produção de dados foi realizada no primeiro semestre de 2023, por crianças atendidas pelo Serviço de Atendimento à Mulher, Criança e Adolescente (Samuca), situado em Pedreira (SP). As crianças que participaram da pesquisa desenvolveram projetos de programação no Scratch com autonomia, de acordo com seus próprios interesses. Durante o processo, elas experimentaram, identificaram e corrigiram erros, compartilharam ideias e colaboraram, evidenciando aspectos relacionados ao pensamento computacional e à aprendizagem criativa. Os princípios matéticos serviram como base para a análise dos dados produzidos na pesquisa. Como resultado, destacamos a relevância de criar espaços que incentivem a experimentação constante, a identificação e correção de erros, a comunicação e a colaboração. Esses elementos possibilitam às crianças assumirem o papel de epistemólogas e construtoras de conhecimento, desenvolvendo um senso de autoria e autonomia no processo de aprendizagem. Os resultados revelaram que, ao desenvolverem projetos de programação, as crianças sentem-se motivadas por interesses pessoais e significativos e aprimoram e aprimoram sua criticidade e sua criatividade, demonstrando as contribuições dos princípios matéticos na Educação Básica.pt
dc.description.abstractIn this thesis, we study mathetics, the art of learning things and the mathetic principles: ideas, characteristics, attitudes, skills, and/or strategies that have the potential to illuminate and facilitate the learning process. We investigate the manifestation of mathetic principles, systematized from Papert's ideas (1985, 2008), in an environment where children developed programming projects in Scratch in the fieldwork of the research. Additionally, the study explored how these principles relate to computational thinking and creative learning, seeking to understand how these convergences enrich children's experiences. The work was grounded in a qualitative research approach, and data collection was conducted in the first semester of 2023 with children served by the Women, Children, and Adolescent Assistance Service (Samuca), located in Pedreira (SP), Brazil. The children who participated in the research developed programming projects in Scratch autonomously, according to their own interests. During the process, they experimented, identified and corrected errors, shared ideas, and collaborated, evidencing aspects related to computational thinking and creative learning. Mathetic principles served as the basis for analyzing the data produced in the research. As a result, we highlight the relevance of creating spaces that encourage constant experimentation, the identification and correction of errors, communication, and collaboration. These elements enable children to assume the role of epistemologists and knowledge builders, developing a sense of authorship and autonomy in the learning process. The results revealed that, when developing programming projects, children feel motivated by personal and significant interests and improve their critical thinking and creativity, demonstrating the contributions of mathetic principles to Basic Education.en
dc.identifier.capes33004137031P7
dc.identifier.lattes0215720865921707
dc.identifier.orcid0000-0003-3577-1465
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259661
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectMatéticapt
dc.subjectProgramação Scratchpt
dc.subjectCriançaspt
dc.subjectPensamento computacionalpt
dc.subjectAprendizagem criativapt
dc.subjectMatheticsen
dc.subjectScratch programmingen
dc.subjectChildrenen
dc.subjectComputational thinkingen
dc.subjectCreative learningen
dc.titlePrincípios matéticos e programação Scratch: desenvolvimento de projetos com criançaspt
dc.title.alternativeMathetical principles and Scratch programming: developing projects with childrenen
dc.typeTese de doutoradopt
dcterms.impactEsta pesquisa está diretamente relacionada ao ODS 4 (Educação de qualidade), pois promove uma educação inclusiva, equitativa e inovadora, focada no desenvolvimento de habilidades essenciais para o século XXI, como pensamento crítico, criatividade e autonomia. Ao investigar as manifestações dos princípios matéticos na aprendizagem de crianças em situação de vulnerabilidade, que desenvolveram projetos de programação no Scratch, a pesquisa demonstra como a experimentação, a resolução de problemas e a colaboração favorecem a aprendizagem significativa e a construção de conhecimento.pt
dcterms.impactThis research is directly related to SDG 4 (Quality Education) as it promotes inclusive, equitable, and innovative education focused on developing essential 21st-century skills such as critical thinking, creativity, and autonomy. By investigating the manifestation of mathetical principles in the learning process of vulnerable children who developed programming projects in Scratch, the study demonstrates how experimentation, problem-solving, and collaboration foster meaningful learning and knowledge construction.en
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação Matemática - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaEnsino e aprendizagem da matemática e seus fundamentos filosófico-científicospt
unesp.researchAreaNovas tecnologias e educação matemáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
selingardi_am_dr_rcla.pdf
Tamanho:
2.57 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Nenhuma Miniatura disponível
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: