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Publicação:
A avaliação 360º: percepções dos professores do Programa de Ensino Integral

dc.contributor.advisorBertagna, Regiane Helena [UNESP]
dc.contributor.authorBarbosa, Mayara Letícia Calixto dos Santos
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-10-24T18:23:24Z
dc.date.available2019-10-24T18:23:24Z
dc.date.issued2019-08-29
dc.description.abstractA presente pesquisa tem o objetivo de analisar as percepções dos professores que fazem parte do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo (PEI) e que participam da avaliação de desempenho que faz parte do PEI, denominada “Avaliação 360 graus”, colocando a educação e as relações desses profissionais sob a ótica do gerencialismo, tendo como principais objetivos a obtenção do alcance de metas na lógica do mercado empresarial. Para que isso ocorra, é necessário medir e avaliar o trabalho que é realizado pelos profissionais e se os mesmos correspondem com o perfil esperado pela escola para garantir resultados satisfatórios. Nesse contexto, a Avaliação de Desempenho, utilizada no setor administrativo, é introduzida no ambiente escolar, avaliando os professores através de um processo que, em teoria, deve colaborar com sua formação profissional, com a reflexão sobre seu trabalho e o apontamento de melhorias. A pesquisa foi desenvolvida com o aporte de referências bibliográficas tanto na área de educação quanto de administração, além dos documentos que embasam a implantação e o funcionamento do Programa de Ensino Integral do Estado de São Paulo, Programa esse que utiliza como Avaliação de Desempenho um método específico chamado de “Avaliação 360 graus”. Como foco maior dessa pesquisa, a análise do instrumento inserido no PEI se dá através das percepções de seis professores com relação ao instrumento adotado para avaliar seu desempenho e ao processo de avaliação. Os participantes da pesquisa atuam ou atuaram em uma escola que aderiu ao Programa de Ensino Integral entre o período de 2014 a 2018 e passaram pela experiência de serem avaliados pelo referido método. Tais percepções, exteriorizadas com o auxílio de um roteiro de entrevista semiestruturado, contribuem para a reflexão sobre a aplicação desse processo, a construção do instrumento e a capacidade de refletir o trabalho docente, estabelecendo uma discussão sobre seu caráter formativo, sua inserção na escola e suas contribuições ou não para o desenvolvimento do professor em sua vida profissional.pt
dc.description.abstractThis research aims to analyze the perceptions of teachers who are part of the Programa de Ensino Integral (PEI) of the State of São Paulo and who participate in the performance evaluation that is part of PEI, called "360 Degree Feedback", placing the education and the relationships of these professionals from the perspective of managerialism, having as main objectives the achievement of goals in the logic of the business market. For this to occur, it is necessary to measure and evaluate the work that is performed by professionals and whether they correspond with the profile expected by the school to ensure satisfactory results. In this context, the Performance Evaluation, used in the administrative sector, was introduced in the school environment, evaluating teachers through a process that, in theory, should collaborate with their professional education, with reflection on their work and the pointing of improvements. The research was developed with bibliographic references in the area of education and administration, as well as the documents that support the implementation and operation of the Program de Ensino Integral called a 360-degree rating. As a major focus of this research, the analysis of the instrument inserted in the PEI takes place through the perceptions of six teachers regarding the instrument adopted to evaluate its performance and the evaluation process. The research participants work or worked in a school that adhered to the Program from 2014 to 2018 and had the experience of being evaluated by this method. Such perceptions, externalized with the help of a semi-structured interview script, contribute to the reflection on the application of this process, the construction of the instrument and the ability to reflect the teaching work, establishing a discussion about its formative character, its insertion in school and their contributions or not to the teacher's development in his career.en
dc.identifier.aleph000926327
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.lattes4538018150038718
dc.identifier.orcid0000-0003-4415-0978
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/190839
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectPrograma de Ensino Integralpt
dc.subjectAvaliação docentept
dc.subjectAvaliação 360 grauspt
dc.subjectGerencialismopt
dc.subjectAvaliação de desempenhopt
dc.subjectIntegral Education Programen
dc.subjectTeacher assessmenten
dc.subject360 degree feedbacken
dc.subjectGerencialismen
dc.subjectPerformance evaluationen
dc.titleA avaliação 360º: percepções dos professores do Programa de Ensino Integralpt
dc.title.alternative360 degree feedback: perceptions from teachers in Programa de Ensino Integral (PEI)en
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes4538018150038718
unesp.advisor.orcid0000-0003-4415-0978
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaPolíticas públicas e administração da educação brasileirapt
unesp.researchAreaPolíticas, Gestão e Sujeito Contemporâneopt

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