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Publicação:
Inclusão de crianças com Síndrome de Down

dc.contributor.authorLuiz, Flávia Mendonça Rosa
dc.contributor.authorPfeifer, Luzia Iara
dc.contributor.authorSigolo, Silvia Regina Ricco Lucato [UNESP]
dc.contributor.authorNascimento, Lucila Castanheira
dc.contributor.institutionUniversidade de São Paulo (USP)
dc.contributor.institutionGrupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado da Criança e do Adolescente (GPECCA)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:21:56Z
dc.date.available2014-05-20T13:21:56Z
dc.date.issued2012-12-01
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho foi explorar as experiências de famílias no processo de inclusão escolar de crianças com síndrome de Down, com vistas à promoção de saúde dessas famílias. Trata-se de um estudo de casos múltiplos, de abordagem qualitativa, em que participaram onze famílias de crianças com síndrome de Down. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada e submetidos à análise de conteúdo. Os resultados demonstraram que, na perspectiva dos participantes, os professores não estão preparados para a inclusão, porém, ainda assim, esse processo vem se demonstrando benéfico na educação infantil. Ficou evidente a necessidade de articulação entre os setores da educação e saúde e de uma mudança de paradigma no modelo educacional. A pesquisa aponta aspectos que merecem atenção por parte dos profissionais envolvidos, de modo a tornar a inclusão um processo a ser vivido da melhor forma possível.pt
dc.description.abstractLa finalidad fue explorar las experiencias de familias en el proceso de inclusión escolar de niños con síndrome de Down, para promover la salud de esas familias. Se trata de un estudio de casos múltiples, con aproximación cualitativa, en que participaron 11 familias de niños con síndrome de Down. Los datos fueron recolectados mediante entrevista semiestructurada y analizados con análisis de contenido. Los resultados demostraron que, en la perspectiva de los participantes, los profesores no están preparados para la inclusión. Sin embargo, ese proceso viene mostrándose benéfico en la educación infantil. Se quedó evidente la necesidad de articulación entre los sectores de educación y salud y un cambio de paradigma en el modelo educacional. La investigación apunta aspectos que merecen atención de la parte de los profesionales involucrados, de manera a hacer de la inclusión un proceso a ser vivida de la mejor forma posible.es
dc.description.abstractThis study aimed to explore families' experiences in the educational inclusion process of children with Down's syndrome, with a view to promoting the health of these families. A multiple case study was developed with a qualitative approach, involving 11 families of children with Down's syndrome. Data were collected through semistructured interviews and analyzed through content analysis. The results demonstrated that, from the participants' perspective, teachers are not prepared for this inclusion but, nevertheless, this process reveals to benefit child education. The need for articulation between education and health sectors and a change in the educational model paradigm were evidenced. The research appoints aspects which the professionals involved should pay attention to, in order to make the inclusion a process to be lived as best as possible.en
dc.description.affiliationUSP EERP Programa de Pós-Graduação em Enfermagem em Saúde Pública
dc.description.affiliationGrupo de Pesquisa em Enfermagem no Cuidado da Criança e do Adolescente
dc.description.affiliationUniversidade de São Paulo Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da Educação
dc.description.affiliationUSP EERP Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e de Saúde Pública
dc.description.affiliationGPECCA CNPq
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara Departamento de Psicologia da Educação
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.format.extent649-658
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-73722012000400011
dc.identifier.citationPsicologia em Estudo. Departamento de Psicologia - Universidade Estadual de Maringá (UEM), v. 17, n. 4, p. 649-658, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-73722012000400011
dc.identifier.fileS1413-73722012000400011.pdf
dc.identifier.issn1413-7372
dc.identifier.scieloS1413-73722012000400011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/6375
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Maringá (UEM), Departamento de Psicologia
dc.relation.ispartofPsicologia em Estudo
dc.relation.ispartofsjr0,229
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectSíndrome de Downpt
dc.subjectFamíliapt
dc.subjectInclusão escolarpt
dc.subjectSíndrome de Downes
dc.subjectFamiliaes
dc.subjectInclusión escolares
dc.subjectDown Syndromeen
dc.subjectFamilyen
dc.subjectSchool inclusionen
dc.titleInclusão de crianças com Síndrome de Downpt
dc.title.alternativeInclusión de niños con Sindrome de Downes
dc.title.alternativeInclusion of children with Down Syndromeen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.departmentPsicologia da Educação - FCLARpt

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