Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Ludibus: superando a falsa dicotomia entre o brincar e o aprender

dc.contributor.authorLima, José Milton de [UNESP]
dc.contributor.authorCasarin, Helen de Castro Silva [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-18T15:22:10Z
dc.date.available2017-01-18T15:22:10Z
dc.date.issued2001
dc.description.abstractEstudos e pesquisas têm comprovado a importância das atividades lúdicas, literárias e artísticas no desenvolvimento das potencialidades humanas das crianças. Quando participa dessas atividades a criança desenvolve uma série de competências que são essenciais para o seu sucesso na escola e imprescindíveis para o seu desenvolvimento integral. No entanto, tais atividades são ainda tratadas, de modo geral, como secundárias no contexto educacional. O projeto Ludibus tem como principal objetivo sensibilizar professores da rede pública e particular de ensino, bem como futuros profissionais das áreas de Pedagogia e Biblioteconomia, para o fato de que jogos, brincadeiras, atividades artísticas e literárias são elementos da cultura e portanto é fundamental que o professor as valorize e ofereça às crianças oportunidades de aprendizagem e vivências. O projeto pretende instrumentalizar os professores das escolas de educação infantil e séries iniciais do ensino fundamental, através de estudos e vivências, para que, convencidos da importância dessas atividades no desenvolvimento integral da criança, saibam utilizá-las e promovê-las no contexto educacional. O Ludibus começou a ser desenvolvido no início de abril de 1999. Nesta fase inicial, a busca por recursos e a organização das atividades ainda requer bastante esforço, principalmente pelo fato das solicitações mínimas não terem sido plenamente atendidas. A equipe que realiza as atividades é composta por docentes e alunos dos cursos de Pedagogia e Biblioteconomia, que se reúnem semanalmente para estudar, levantar, selecionar e confeccionar materiais que servirão de suporte para a realização das atividades junto aos professores da rede de ensino. A equipe tem promovido encontros semanais com os professores da rede de ensino pública e particular, nos quais procura tematizar a prática educativa, levantando problemas e entraves que dificultam a utilização das atividades lúdicas, literárias e artísticas como recursos pedagógicos. Além disso, os participantes dos encontros estão construindo uma base teórico-prática a partir de estudos, trocas de experiências e vivências que contribua no aprimoramento do trabalho pedagógico. No decorrer do processo, as atividades do projeto serão ampliadas e estendidas às escolas da rede pública, o que possibilitará a realização de ações junto aos alunos e professores. Para tanto, há necessidade da obtenção de um ônibus adequado e devidamente equipado com acervo de jogos, materiais e suporte para o trabalho de arte e livros de literatura infantil, de acordo com a proposta original que deu nome ao projeto - Ludibus. Um elemento favorável ao desenvolvimento do projeto tem sido o interesse demonstrado pelos professores da rede de ensino pública e particular que estão participando dos encontros realizados semanalmente. As experiências adquiridas ao longo do desenvolvimento do projeto fomentará a produção de conhecimentos, contribuirá na formação contínua dos professores da rede pública e particular de ensino, e permitirá aos graduandos a relação teoria e prática.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP)
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Ciência da Informação, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.identifierhttp://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Atividades_Art_stico-Culturais/Trabalho02.htm
dc.identifier.lattes0592809928580900
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/148038
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleLudibus: superando a falsa dicotomia entre o brincar e o aprenderpt
dc.typeResumo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0592809928580900
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt
unesp.departmentCiência da Informação - FFCpt

Arquivos