Logotipo do repositório
 

Publicação:
Origem do conhecimento sobre HIV/AIDS: entre o pessoal e o acadêmico

dc.contributor.authorMorita, Ione [UNESP]
dc.contributor.authorAlmeida, Margareth Aparecida Santini de [UNESP]
dc.contributor.authorPatrício, Karina Pavão [UNESP]
dc.contributor.authorRibeiro, Felipe Augusto Horácio [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-07T12:38:02Z
dc.date.available2016-07-07T12:38:02Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractKnowledge on HIV/AIDS has accumulated after two decades of the epidemic; however, studies show the need for changes in teaching so as to transform future professionals’ attitudes. In this scenario, the present study aimed at identifying the HIV/AIDS knowledge of students in the fifth year of a medicine undergraduate program. A positive self-evaluation concerning HIV/AIDS knowledge was found in association with undergraduate education as regards to biosafety for professional practice. Nevertheless, concerning sexual behavior, academic education did not have the same impact, since students reported previous knowledge, which was acquired from the media, secondary education and family and social relations, as determinant in their sexual practice. The results presented showed that teaching establishments must be responsible for critical awareness, which can develop prevention as the best form to control the disease. But this type of knowledge must make sense to students as future health care professionals, and particularly as citizens who are exposed to risks.en
dc.description.abstractHá um conhecimento acumulado sobre HIV/AIDS após duas décadas de epidemia, no entanto, estudos mostram a necessidade de mudanças na abordagem do ensino para transformação das posturas dos futuros profissionais. Neste contexto, objetivou-se identificar o conhecimento sobre HIV/AIDS entre alunos do 5º ano de um curso de medicina. Encontrou-se uma auto-avaliação positiva sobre o conhecimento em relação ao HIV/AIDS atrelado à formação durante a graduação, principalmente no que diz respeito à biossegurança para o exercício profissional. Já em relação ao comportamento sexual, a formação acadêmica não teve o mesmo impacto, pois os estudantes indicam como determinante no exercício da sexualidade o conhecimento prévio, adquirido através da mídia, ensino médio, relações familiares e sociais. Os resultados apresentados mostraram que a instituição formadora deve ser responsável pela consciência crítica capaz de desenvolver a prevenção como a melhor forma de controlar a doença. Mas, este tipo de ensinamento tem que fazer sentido para o aluno enquanto futuro profissional da saúde e principalmente enquanto cidadão exposto a riscos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), Departamento de Saúde Pública, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2007/07895-2
dc.format.extent197-203
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0100-55022012000400007
dc.identifier.citationRevista Brasileira de Educação Médica, v. 36, n. 2, p. 197-203, 2012.
dc.identifier.doi10.1590/S0100-55022012000400007
dc.identifier.fileS0100-55022012000400007.pdf
dc.identifier.issn0100-5502
dc.identifier.lattes4595521459297205
dc.identifier.lattes4595521459297205
dc.identifier.lattes4595521459297205
dc.identifier.lattes9493547827546513
dc.identifier.scieloS0100-55022012000400007
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141371
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação Médica
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectHIV infectionsen
dc.subjectAcquired immunodeficiency syndromeen
dc.subjectKnowledgeen
dc.subjectEducação médicapt
dc.subjectInfecções por HIVpt
dc.subjectSíndrome da imunodeficiência adquiridapt
dc.subjectConhecimentopt
dc.titleOrigem do conhecimento sobre HIV/AIDS: entre o pessoal e o acadêmicopt
dc.title.alternativeThe origin of the knowledge about HIV/Aids: between the personal and the academicen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4595521459297205
unesp.author.lattes4595521459297205
unesp.author.lattes9493547827546513
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0100-55022012000400007.pdf
Tamanho:
103.21 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format