Publicação: Educação Especial na perspectiva inclusiva: um olhar para o currículo do curso de pedagogia das universidades públicas do Estado de São Paulo
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Data
Autores
Orientador
Tezani, Thais Cristina Rodrigues 

Coorientador
Menezes, Vinicius Iuri de
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A crescente quantidade de estudantes público-alvo da Educação Especial na rede regular de ensino, tornou imprescindível a reflexão acerca da formação inicial de pedagogos, já que tais profissionais atuam diretamente no ensino-aprendizagem desse grupo social. Diante disso, este estudo tratou da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, possibilitando um olhar para o currículo dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas do Estado de São Paulo. A presente pesquisa teve por objetivo geral analisar os currículos dos cursos de Pedagogia das Universidades Públicas Paulista (UNESP, UNICAMP, UNIVESP e USP). Este estudo pretendeu ainda investigar o histórico das Políticas Públicas no país que fundamentam a Educação Especial e identificar os mecanismos educacionais empregados na formação inicial de professores tendo em vista a inclusão. A metodologia utilizada para esta pesquisa deu-se por meio de uma revisão bibliográfica, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório. Os dados apontaram que as universidades atendem às normas impostas pela legislação, porém, vistos os impasses e demandas vivenciados no âmbito educacional, faz-se necessário o avanço de pesquisas na área da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva e a oferta de formação inicial que contemple, de modo integral, as áreas de atuação do pedagogo e suas especificidades, desse modo a inclusão dará passos maiores rumo sua efetivação.
Resumo (inglês)
The growing number of Special Education target audience students in the regular education network has made it essential to reflect on the initial training of
pedagogues, as these professionals work directly in the teaching-learning of this social group. Therefore, this study dealt with Special Education from an Inclusive Universities in the State of São Paulo. The general objective of this research was to analyze the curricula of Pedagogy courses at São Paulo Public Universities (UNESP, UNICAMP, UNIVESP and USP). This study also intended to investigate the history of Public Policies in the country that underpin Special Education and identify the educational mechanisms used in initial teacher training with a view to inclusion. The methodology used for this research was through a bibliographical review, with a qualitative and exploratory approach. The data showed that universities meet the standards imposed by legislation, but given the impasses and demands experienced in the educational sphere, it is necessary to advance research in the area of Special Education from the Perspective of Inclusive Education and the provision of initial training that includes comprehensively the areas of activity of the pedagogue and their specificities, thus inclusion will take greater steps towards its effectiveness.
Descrição
Palavras-chave
Educação especial, Educação Inclusiva, Formação Inicial de Professores, Pedagogia, Currículo, Special education, Inclusive education, Initial teacher training, Pedagogy, Curriculum
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Maria Carolina Proença da. Educação especial na perspectiva inclusiva: um olhar para o currículo do curso de Pedagogia das universidades públicas do Estado de São Paulo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), Bauru, 2023.