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Publicação:
A produção de documentos musicográficos em universidades: uma análise teórica

dc.contributor.advisorBizello, Maria Leandra [UNESP]
dc.contributor.authorAudi, Daniel Ferné [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-09-08T16:24:43Z
dc.date.available2020-09-08T16:24:43Z
dc.date.issued2020-05-27
dc.description.abstractA música está presente no cotidiano da humanidade, é um elemento cultural marcante na história do homem. Por possuir um aspecto tão importante na sociedade é natural que diferentes documentos nasçam a partir da música, o que gera uma informação documentada que passa a estar sob os cuidados do tratamento arquivístico. Uma universidade, por sua vez, pode ser considerada um reflexo da sociedade em que está inserida, por ser um ambiente onde cultura é gerada e propagada. Sendo o documento musicográfico possuidor de elementos capazes de contextualizar uma época ou uma comunidade e dispor de características documentais únicas que o destaca sobre outros gêneros documentais, torna-se interessante pesquisar sobre sua produção dentro de um ambiente universitário. Portanto, tem-se como objetivo geral analisar como é feita sua produção de documentos musicográficos na universidade e como objetivos específicos saber quais são os documentos musicográficos produzidos nos cursos, qual o tratamento recebido por tais documentos e verificar sua destinação final. Para isso foram analisados os documentos musicográficos provenientes das universidades públicas, no caso deste trabalho, as paulistas: USP (Universidade de São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) e Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). Primeiro são expostos conceitos sobre arquivologia, produção de documentos, música e documentos musicográficos. Em seguida, foram analisados planos de aulas de cursos musicais do ensino superior e, para que se tenha uma informação direta dos agentes participantes na produção desses documentos, um questionário foi criado e respondido por discentes e docentes dos cursos. Seguindo essa metodologia constatou-se que é possível verificar quais são os documentos musicográficos criados em disciplinas musicais, qual seria seu tratamento ideal e que estes não estão presentes no arquivo acadêmico da universidade em questão.pt
dc.description.abstractMusic is present in the daily life of mankind; it is an important cultural element in the history of man. Because it has such an important aspect in society, it is natural that different documents are born from music, generating documented information that comes under the care of archival treatment. A university can be considered a reflection of the society in which it is inserted, as it is an environment where culture is generated and propagated. As the musicographic document has elements capable of contextualizing an era or a community and having unique documentary characteristics that set it apart from other documentary genres, it becomes interesting to research its production within a university environment. Therefore, it has as a main objective to analyze how its production of musicographic documents is made within the university and as specific objectives to know which are the musicographic documents produced in the courses, the treatment received by such documents and to verify their final destination. For this, the musicographic documents from institutions that also reflect the society in which they are inserted were analyzed: the universities, in the case of this work, São Paulo universities: USP (University of São Paulo), Unesp (Universidade Estadual Paulista) and Unicamp (Universidade Estadual Campinas). First, concepts on archivology, document production, music and musicographic documents are exposed. Then, lesson plans for music courses in higher education were analyzed and, in order to have direct information from the agents participating in the production of these documents, a questionnaire was created and answered by students and teachers of the courses. Following this methodology it was found that it is possible to verify which are the musicographic documents created in musical disciplines and that these are not present in the academic archive of the university in question and what would be their ideal treatment.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 88887.338268/2019-00
dc.identifier.capes33004110043P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/193411
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectProdução documentalpt
dc.subjectMúsicapt
dc.subjectDocumentos musicográficospt
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectUniversidadept
dc.subjectCollege educationen
dc.subjectDocumentary productionen
dc.subjectMusicen
dc.subjectMusicographic documentsen
dc.subjectUniversityen
dc.titleA produção de documentos musicográficos em universidades: uma análise teóricapt
dc.title.alternativeThe production of musicographic documents in universities: a theoretical analysisen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramCiência da Informação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaInformação, tecnologia e conhecimentopt
unesp.researchAreaProdução e organização da informaçãopt

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