Logotipo do repositório
 

Publicação:
Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas?

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Miguel, José Carlos

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - FFC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta pesquisa tem por objetivo compreender quanto há e o que há de pesquisa dentro dos temas alfabetização matemática inclusiva e letramento matemático inclusivo. Para isso, buscou-se revisar dois documentos norteadores dos currículos escolares, a Base Nacional Comum Curricular e os Parâmetros Curriculares Nacionais e em segundo momento, uma análise das literaturas encontradas a partir das bases de dados científicos SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal de Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), OASIS – BR (Portal Brasileiro de Publicações Científicas em Acesso Aberto) e Google Scholar, totalizando 11 publicações analisadas. Mostrando assim, que mesmo a matemática tendo importância social, não há pesquisas suficientes. Ainda, quanto à inclusão, que é garantida por Leis como a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Base, mostra-se apenas como direito no papel.

Resumo (inglês)

This research aims to understand how much and what there is of research within the themes inclusive mathematical literacy and inclusive mathematical literacy. For this, we sought to review two documents that guide school curricula, the National Curricular Common Base and the National Curricular Parameters and, secondly, an analysis of the literature found from the scientific databases SciELO (Scientific Electronic Library Online), Portal periodicals CAPES (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel), OASIS – BR (Brazilian Portal of Scientific Publications in Open Access) and Google Scholar, totaling 11 publications analyzed. Thus showing that even though mathematics has social importance, there is not enough research. Still, as for inclusion, which is guaranteed by Laws such as the Federal Constitution and the Law of Guidelines and Base, it appears only as a right on paper.

Descrição

Palavras-chave

Alfabetização matemática inclusiva, Letramento matemático inclusivo, Matemática, Inclusive mathematical literacy, Math

Idioma

Português

Como citar

GALEGO, Thaís Caroline Correa. Alfabetização matemática em contextos inclusivos: o que dizem as literaturas? Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2022.

Itens relacionados

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação