Logotipo do repositório
 

Publicação:
Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Carvalho, Augusto Cesinando de

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT 33004137068P8

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Recentemente a BNCC incluiu os Jogos Eletrônicos (JEs) como um objeto de conhecimento da Educação Física, e os currículos estaduais começaram a propor aulas para esse conteúdo. Embora os recentes estudos apresentem dados favoráveis à utilização dos JEs na Educação Física Escolar (EFE), ainda existem lacunas sobre como os JEs devem ser abordados e se de fato, na perspectiva do estudante, esse objeto de conhecimento faz sentido para a EFE. O objetivo do presente estudo é analisar a possibilidade de utilização dos JEs na EFE e promover o uso destes nas aulas para ampliar as possibilidades de prática. Um questionário eletrônico foi aplicado inicialmente para caracterização dos participantes, considerando o acesso a equipamentos eletrônicos, os meios que utilizam para acessar os JEs, o tempo gasto com JEs diariamente, o nível de atividade física e os jogos e brincadeiras que mais gostam nas aulas. Após o questionário os alunos foram submetidos a uma intervenção de 10 aulas de Educação Física com o tema: JEs. Por fim, os estudantes realizaram uma autoavaliação e avaliaram também essa intervenção, através de um questionário, onde puderam apontar como foram as aulas, pontos positivos e negativos, sugerir ideias e apontar se os JEs realmente devem integrar as aulas de Educação Física.

Resumo (espanhol)

Recientemente, la BNCC incluyó los Juegos Electrónicos (JEs) como objeto de conocimiento en Educación Física, y los planes de estudio estatales comenzaron a proponer clases para este contenido. Si bien estudios recientes presentan datos favorables al uso de los JE en la Educación Física Escolar (EFE), aún existen lagunas sobre cómo deben abordarse los JE y si, de hecho, desde la perspectiva del alumno, este objeto de conocimiento tiene sentido para la EFE. El objetivo del presente estudio es analizar la posibilidad de utilizar los JE en EFE y promover su uso en las clases para ampliar las posibilidades de práctica. Inicialmente se aplicó un cuestionario electrónico para caracterizar a los participantes, considerando el acceso a los equipos electrónicos, los medios que utilizan para acceder a los JE, el tiempo diario que pasan con los JE, el nivel de actividad física y los juegos y actividades que más disfrutan en clase. Después del cuestionario, los estudiantes fueron sometidos a una intervención de 10 clases de Educación Física con el tema: JEs. Finalmente, los alumnos realizaron una autoevaluación y también evaluaron esta intervención, a través de un cuestionario, donde pudieron señalar cómo fueron las clases, puntos positivos y negativos, sugerir ideas y señalar si realmente los JEs deberían formar parte de las clases de Educación Física.

Descrição

Palavras-chave

Jogos eletrônicos, Educação física escolar, Educação, Escola, Juegos electrónicos, Educación física escolar, Educación, Escuela

Idioma

Português

Como citar

FUMIS, Henrique José. Efeitos dos jogos eletrônicos nas aulas de educação física escolar. Augusto Cesinando de Carvalho. 2023. 148 f. Dissertação (Mestrado profissional em Educação Física) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação