Repository logo
 

Publication:
História da ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores

dc.contributor.authorGatti, Sandra Regina Teodoro [UNESP]
dc.contributor.authorNardi, Roberto [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Dirceu da
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:56:39Z
dc.date.available2016-03-02T12:56:39Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractWe report here some outcomes of a research related to a didactical experience aiming to integrate the History of Science to the Physics Teaching, taking as background the historical development of the gravitational attraction. The research, of qualitative approach, is a case study and it was carried out in a sample of eleven students belonging to an undergraduate physics program (called licenciatura in Brazil) designed to from High School physics teachers in a São Paulo State Public University. We tried initially to reveal prospective teachers’ conceptions in order to provide a prepare that was used to guide the activities from the reality’s diagnosis. The aim was to promote discussions on the existence and persistence of alternative conceptions, on the historical evolution of the subject gravitational attraction, through readings and debates of texts contemplating recent subjects on the Science Education research, in order to generate dissatisfaction with traditional teaching models. The future High School physics teachers were asked to construct their own teaching proposal, through the development, in real situations, in a High School, of a minicourse based on: debates and synthesis developed in University classroom, the History of the Science and the student’s alternative conceptions. In this paper we will analyze future teachers’ alternative conceptions, the development of the course proposed, and details of the mini-courses taught by the prospective teachers in real situations, among High School students, its coherence and the posture changes observed in them.en
dc.description.abstractRelatamos aqui resultados de uma pesquisa referente à análise de uma experiência didática visando integrar a História da Ciência ao ensino de Física, tendo como pano de fundo o desenvolvimento histórico do tema atração gravitacional. A pesquisa, de natureza qualitativa, refere-se a um estudo de caso e foi desenvolvida junto a uma amostra de onze alunos de um curso de Licenciatura em Física de uma universidade estadual paulista. Procuramos inicialmente revelar as pré-concepções dos licenciandos sobre o tema, fornecendo um panorama que pôde ser usado para orientar as atividades a partir da realidade diagnosticada. O objetivo foi promover discussões sobre a existência e persistência das concepções alternativas, sobre a evolução histórica do tema atração gravitacional, além de leituras e debates de textos contemplando discussões recentes sobre a pesquisa em ensino de Ciências, de modo a gerar insatisfações com modelos tradicionais de ensino. Os licenciandos construíram suas próprias propostas de ensino, através do desenvolvimento, em situações reais no Ensino Médio, de um minicurso a partir das discussões realizadas em sala de aula, utilizando a História da Ciência e com base nas concepções alternativas levantadas junto a estudantes do Ensino Médio. A pesquisa foi realizada durante um ano letivo. Neste artigo relatamos o levantamento das concepções iniciais dos licenciandos e o desenvolvimento do curso proposto, além dos detalhes da aplicação dos minicursos desenvolvidos pelos participantes em situações reais de sala de aula, sua coerência e as mudanças de postura observadas nos licenciandos envolvidos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.description.affiliationDepartamento de Metodologia de Ensino, Faculdade de Educação, FE/UNICAMP
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências de Bauru, Bauru, Av. Engenheiro Luiz Edmundo C. Coube, s/n., Vargem Limpa, CEP 17033-360, SP, Brasil
dc.format.extent7-59
dc.identifierhttp://www.if.ufrgs.br/ienci
dc.identifier.citationInvestigações em Ensino de Ciências, v. 15, n. 1, p. 7-59, 2010.
dc.identifier.fileISSN1518-8795-2010-15-01-7-59.pdf
dc.identifier.issn1518-8795
dc.identifier.lattes4449947783474945
dc.identifier.lattes5070498814153007
dc.identifier.lattes9583759917108842
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134423
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofInvestigações em Ensino de Ciências
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectPhysics teachingen
dc.subjectTeachers initial trainningen
dc.subjectHistory and Philosophy of Scienceen
dc.subjectGravitational attractionen
dc.subjectEnsino de Físicapt
dc.subjectFormação inicial de professorespt
dc.subjectHistória e Filosofia da Ciênciapt
dc.subjectAtração Gravitacionalpt
dc.titleHistória da ciência no ensino de Física: um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professorespt
dc.title.alternativeHistory of science in Physics teaching: a study about the teaching of gravitational attraction developed among prospective teachersen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4449947783474945
unesp.author.lattes5070498814153007
unesp.author.lattes9583759917108842
unesp.author.orcid0000-0002-5018-3621[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Files

Original bundle

Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ISSN1518-8795-2010-15-01-7-59.pdf
Size:
632.16 KB
Format:
Adobe Portable Document Format