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Publicação:
Análise da formação de crenças no âmbito das redes sociais sob a perspectiva pragmatista

dc.contributor.advisorBroens, Mariana Claudia [UNESP]
dc.contributor.authorGomes, Ana Paula de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2019-07-11T21:27:56Z
dc.date.available2019-07-11T21:27:56Z
dc.date.issued2019-02-27
dc.description.abstractO objetivo central desta dissertação é analisar o processo de formação de crenças no âmbito das novas redes sociais digitais e suas possíveis consequências nos hábitos de conduta de seus usuários. Em especial, abordaremos o fenômeno (des)informacional das fake news e sua disseminação crescente nas redes sociais, implicando novos modos de aquisição de crenças e de hábitos de conduta. Para isso, utilizaremos como ferramenta de análise o conceito de crença e a dinâmica de sua fixação segundo proposto por Charles S. Peirce (1931-1958), ressaltando o papel do método científico na justificação de crenças e a teoria fundacional-coerentista de justificação epistêmica das crenças oferecida por Susan Haack (1993). Em seguida, investigaremos a possível influência das novas tecnologias da informação na geração de crenças e hábitos de conduta dos usuários das redes sociais à luz dos diferentes modos de fixação de crenças. Buscamos ressaltar o papel que as emoções/sentimentos desempenham em tais processos, inclusive no método científico de aquisição de crenças e em sua justificação. Por fim, procuraremos analisar pressupostos e consequências do impacto da desinformação deliberadamente promovida nos processos de fixação de crenças e nos hábitos de conduta dos usuários de redes sociais digitais. Concluímos indicando a relevância de (1) ser reconhecido o papel das emoções e dos sentimentos epistêmicos (genuínos e degenerados) nos processos de aquisição e justificação de crenças e hábitos de conduta e (2) adotar o método científico e postura falibilista em vários âmbitos da inquirição, especialmente na vida cotidiana mediada pelas interações em redes sociais digitais.pt
dc.description.abstractThe main objective of this work is to analyze the process of belief formation in the scope of the new digital social networks and the possible consequences in the habits of conduct of their users. In particular, we will approach the (dis)informative phenomenon of fake news and their increasing dissemination in social networks, implying new ways of acquiring beliefs and habits of conduct. For this, we will use as an analysis tool the concept of belief and the dynamics of belief fixation as proposed by Charles S. Peirce (1931-1958), emphasizing the role of the scientific method in the justification of beliefs and the foundational-coherence theory of epistemic justification of beliefs offered by Susan Haack (1993). Next, we will investigate the possible influence of the new information technologies in the generation of beliefs and habits of behavior of social network users in the light of the different ways of establishing beliefs. We seek to emphasize the role that emotions/feelings play in such processes, including the scientific method of belief acquisition and its justification. Finally, we will try to analyze assumptions and consequences of the impact of deliberately promoted disinformation on the processes of beliefs and behavioral habits of users of digital social networks. We conclude by indicating the relevance of (1) recognizing the role of epistemic (genuine and degenerate) emotions and sentiments in the processes of acquisition and justification of beliefs and habits of conduct and (2) adopting the scientific method and fallibilistic stance in various modes of inquiry, especially in everyday life mediated by interactions in digital social networks.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId001
dc.identifier.aleph000918399
dc.identifier.capes33004110041P1
dc.identifier.lattes1539132162595200
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/182516
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCrençapt
dc.subjectHábitopt
dc.subjectRedes sociaispt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subjectSentimentos epistêmicospt
dc.subjectDesinformaçãopt
dc.subjectFake newsen
dc.subjectBeliefen
dc.subjectHabiten
dc.subjectSocial networksen
dc.subjectEmotionsen
dc.subjectEpistemic feelingsen
dc.subjectDisinformationen
dc.titleAnálise da formação de crenças no âmbito das redes sociais sob a perspectiva pragmatistapt
dc.title.alternativeAnalysis of beliefs formation in the scope of social networks from the pragmatist perspectiveen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes1539132162595200
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramFilosofia - FFCpt
unesp.knowledgeAreaFilosofia da mente, epistemologia e lógicapt
unesp.researchAreaEpistemologia e lógicapt

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