Livro de cartas: as Habilidades para Vida no ensino do voleibol da Educação Física escolar
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Bento-Soares, Daniela
Coorientador
Pós-graduação
Educação Física - FC/FCT/IB 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este livro de cartas nasce da ideia de transferência de experiências. Após a elaboração e mediação de aulas com o objetivo de promover reflexões acerca das atitudes em jogo e na vida, os(as) estudantes foram incentivados(as) a expressar quais sentimentos, percepções e aprendizados dessa trajetória poderiam ser interessantes de compartilhar com colegas que iniciariam aulas com o mesmo propósito. Dessa forma, buscou-se contribuir para que esses(as) novos(as) estudantes vivenciassem o processo de maneira mais envolvida, com a atenção voltada aos aspectos considerados mais significativos pelos(as) participantes. Assim, construiu-se um material rico em partilhas, revelando como cada um(a) percebeu individualmente a experiência e, ao mesmo tempo, podendo oferecer subsídios para que professores(as) compreendam como os(as) estudantes percebem esse modo de ensino. A escolha pelo formato carta justifica-se pela sensibilidade que esse meio de comunicação desperta, sobretudo quando se pretende compreender os sentimentos de quem escreve. Como o modo de ensino adotado buscava fomentar reflexões sobre atitudes por meio das Habilidades para a Vida (HV) — especialmente a comunicação interpessoal, as habilidades sociais e as habilidades emocionais —, as cartas reunidas neste livro trazem contribuições profundas sobre como os(as) estudantes percebem as interações vivenciadas nas aulas de Educação Física. Este recurso pode constituir-se como um instrumento valioso para compreender os mecanismos que aproximam ou afastam os(as) jovens das propostas pedagógicas relacionadas às práticas da cultura corporal. Além disso, pode apresentar-se como um referencial para o planejamento de atividades que favoreçam o engajamento e a motivação dos(as) estudantes nessa etapa, bem como para promover reflexões sobre as potencialidades e limitações da proposta metodológica desenvolvida na dissertação que serviu de base para este material. Este documento é fruto de uma intervenção sistematizada, da qual resultou a dissertação intitulada “A abordagem explícita das Habilidades para a Vida no ensino do Voleibol da Educação Física escolar: o potencial da Praxiologia Motriz”. As percepções expressas nas cartas referem-se à experiência específica dessa pesquisa-ação. Embora não represente um recurso instrumentalizador, este pode contribuir para fomentar discussões iniciais sobre intervenções intencionais voltadas à dimensão atitudinal.
Descrição
Palavras-chave
Cartas, Habilidades para vida, Voleibol, Educação física escolar
Idioma
Português

