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A abordagem explícita das Habilidades para Vida no ensino do voleibol da Educação Física escolar: o potencial da Praxiologia Motriz

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Orientador

Bento-Soares, Daniela

Coorientador

Pós-graduação

Educação Física - FC/FCT/IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Na atualidade, o ensino dos Esportes nas aulas de Educação Física escolar tem se referenciado em diversas perspectivas e abordagens que se propõe a contribuir para a ampliação das dimensões do conhecimento. Deste modo, a perspectiva do Desenvolvimento Positivo de Jovens (DPJ), articulada à abordagem explícita das Habilidades para a Vida (HV), tem se mostrado uma possibilidade para o contexto esportivo. Ao mesmo tempo, a Praxiologia Motriz (PM) reconhece, nas práticas da cultura corporal, características comuns, revelando a Lógica Interna (LI) que as permeia e mostrando-se um referencial potente para intervenção na conduta motriz. Embora sejam campos de estudo distintos, ambas apresentam potencial relacional, que será explorado neste estudo, com o esforço de reconhecer e relacionar uma proposta que vise integrar a PM às HV de forma intencional para auxiliar os(as) alunos(as) a compreender, além da LI e normas de funcionamento de determinada modalidade, domínios do comportamento e valores essenciais para o sucesso nas ações de jogo e na vida. Nesta perspectiva, o objetivo desta pesquisa foi construir uma proposta metodológica de abordagem explícita de HV para o ensino do voleibol da Educação Física escolar referenciado na PM. De forma específica, visou analisar a percepção e compreensão dos(as) alunos(as) neste processo e discutir a articulação entre a teoria da PM e a perspectiva das HV no ensino do voleibol da Educação Física escolar, elaborando parâmetros para a construção de estratégias pedagógicas. Sustentada nas perspectivas da pesquisa social e na abordagem qualitativa, a metodologia utilizou uma pesquisa-ação, que, por meio da mediação de estratégias pedagógicas em 17 aulas de Educação Física escolar de uma turma do 9º ano do ensino fundamental, construiu elementos com quatro instrumentos: uma adaptação da versão portuguesa da Escala de Habilidades para a Vida no Esporte (P-LSSS), um questionário reflexivo sobre HV, o diário de campo e cartas escritas pelos(as) estudantes. Os dados foram interpretados, discutidos e relacionados por meio da análise temática, que oportunizou a reflexão sobre quatro temas: 1) A influência da Lógica Externa (LE) e a abordagem implícita; 2) A elaboração e mediação na abordagem explícita; 3) A percepção dos(as) estudantes sobre as HV e o ensino do voleibol; e 4) A emancipação e pertencimento pela construção de uma identidade cultural. Os resultados mostraram como o enfrentamento da LE pelo professor pode construir um pensamento crítico, criativo e de persistência como uma abordagem implícita. O processo de mediação oportunizou o reconhecimento da importância de uma observação crítica para alteração durante a atividade da LI, de uma progressão da complexidade e/ou a admissão de novo objetivo que emerge dos(as) estudantes. A percepção dos(as) estudantes mostrou como essa estratégia de ensino pode ser uma possibilidade de reflexões significativas sobre como os(as) estudantes se comunicam, interagem e se sentem nas aulas e em outros contextos. E, também, como a importância da dialogicidade no manuseio da LI e a explicitação das HV podem gerar pertencimentos, reduzindo o afastamento das aulas dessa fase e sua emancipação nesta construção coletiva. Portanto, mostra-se uma possibilidade no rompimento de uma tradicionalidade histórica de ensino na reprodução do esporte institucionalizado no ambiente escolar.

Resumo (inglês)

Currently, the teaching of sports in school Physical Education classes has been grounded in several perspectives and approaches that aim to contribute to the broadening of knowledge dimensions. In this regard, the Positive Youth Development (PYD) perspective, articulated with the explicit approach to Life Skills (LS), has emerged as a promising possibility within the sports context. At the same time, Motor Praxiology (MP) recognizes, in bodily culture practices, common characteristics that reveal the Internal Logic (IL) underlying them, presenting itself as a powerful framework for interventions in motor behavior. Although these are distinct fields of study, both how relational potential, which this study seeks to explore by proposing the intentional integration of MP and LS to help students understand not only the IL and operational rules of a given sport, but also behavioral domains and core values essential for success in both game actions and life. In this perspective, the aim of this research was to construct a methodological proposal for the explicit approach to LS in teaching volleyball in school Physical Education, grounded in MP. Specifically, it sought to analyze students’ perceptions and understanding throughout this process and to discuss the articulation between MP theory and the LS perspective in volleyball teaching, thereby developing parameters for pedagogical strategies. Based on social research perspectives and a qualitative approach, the methodology employed an action research design. Through the mediation of pedagogical strategies across 17 school Physical Education classes with a 9th-grade group, data were collected using four instruments: an adapted Portuguese version of the Life Skills Scale for Sport (PLSSS), a reflective LS questionnaire, a field diary, and letters written by students. The data were interpreted, discussed, and connected through thematic analysis, which enabled reflections on four main themes: (1) The influence of External Logic (EL) and the implicit approach; (2) The design and mediation of the explicit approach; (3) Students’ perceptions of LS and volleyball teaching; and (4) Emancipation and belonging through the construction of a cultural identity. The results demonstrated how confronting EL in teaching can foster critical thinking, creativity, and persistence as part of an implicit approach. The mediation process revealed the importance of critical observation during IL-based activities, the progression of task complexity, and the recognition of new goals emerging from students’ participation. Students’ perceptions indicated that this teaching strategy can promote meaningful reflections on how they communicate, interact, and feel during classes and in other contexts. Moreover, the dialogical process in handling IL and explicitly addressing LS fostered a sense of belonging, reduced disengagement from classes at this stage, and promoted emancipation through collective construction. Therefore, this study highlights a potential pathway for breaking with the historical tradition of reproducing institutionalized sport teaching in the school environment.

Descrição

Palavras-chave

Desenvolvimento positivo de jovens, Pedagogia do esporte, Lógica interna, Intencionalidade, Valores, Positive youth development, Sport pedagogy, Internal logic, Intentionality, Values

Idioma

Português

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