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Publicação:
Educação física na educação infantil: professor especialista ou professor recreacionista?

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Orientador

Prado Junior, Milton Vieira do

Coorientador

Pós-graduação

Ciências do Movimento - FC/FCT/IB

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A Educação Infantil na legislação vigente é de responsabilidade dos municípios. Porém, deve estar integrada no sistema educacional colaborativo entre as esferas, Federal e Estadual. Na prática, tem funcionado de maneira diversa de acordo com o sistema educacional municipal pelo qual é incorporado. Nestes vários meios de se conceber esta etapa encontra-se um modelo vigente, específico na cidade de Catanduva-SP. Neste estudo este modelo peculiar foi analisado diante de um cargo criado especificamente para substituir o professor especialista de Educação Física – O Professor Recreacionista e também outras peculiaridades além das nomenclaturas, como: atribuições dos professores verificados e valorização deste profissional declarado como Professor Recreacionista. Concordando com a importância da área de Educação Física no contexto escolar, esta pesquisa teve como objetivo verificar como a Educação Física é estruturada na Educação Infantil a partir da legislação vigente no município de Catanduva-SP e da visão dos professores responsáveis por este nível de ensino na cidade. O estudo realizou abordagem de natureza qualitativa utilizando como instrumento para a coleta de dados entrevistas semiestruturadas com 8 professores Professores de Educação Básica e Professores Recreacionistas. O tratamento dos dados obtidos foi submetido a Análise de Conteúdo conforme Bardin (1977). A discussão dos resultados se baseou na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano (TBDH) proposta por Bronfenbrenner para compreender as respostas relacionadas ao contexto referido. Ao final do estudo concluiu-se que a Educação Infantil em Catanduva-SP se configura com a inclusão da Educação Física na Educação Infantil o que é um aspecto importante, porém, de maneira incomum criando o cargo de Professor Recreacionista (PR). Fica evidente, portanto, uma interferência de contextos ambientais externos (Exossistema) no microssistema aulas de Educação Física quando analisamos a Educação Infantil da cidade a partir da TBDH. Assim, não valoriza o professor especialista em Educação Física neste nível de ensino o que gera a partir dos dados obtidos problemas na dinâmica das aulas tornando-se necessária a proposição de formação continuada aos profissionais do município quanto à área de Educação Física.

Resumo (inglês)

Early Childhood Education, according to current legislation, is the responsibility of municipalities. However, it should be integrated into the collaborative educational system between the Federal and State spheres. In practice, it has operated differently depending on the municipal educational system through which it is incorporated. Among the various ways to conceptualize this stage, there is an existing, specific model in the city of Catanduva-SP. In this study, this peculiar model was analyzed in light of a position created specifically to replace the specialist Physical Education teacher – the Recreational Teacher – and also other peculiarities, beyond the nomenclature, such as the teachers' duties and the recognition of this professional as a Recreational Teacher. Agreeing with the importance of Physical Education within the school context, this research aimed to verify how Physical Education is structured in Early Childhood Education based on the current legislation in the municipality of Catanduva-SP and the perspectives of the teachers responsible for this level of education in the city. The study used a qualitative approach and employed semi- structured interviews with 8 Basic Education teachers and Recreational Teachers as the data collection tool. The data obtained were analyzed through Content Analysis as per Bardin (1977). The discussion of the results was based on Bronfenbrenner’s Bioecological Theory of Human Development (BTHD) proposed by Bronfenbrenner to understand the responses related to the referred context. At the end of the study, it was concluded that Early Childhood Education in Catanduva-SP includes Physical Education, which is an important aspect. However, it is done in an unusual way by creating the position of Recreational Teacher (RT). Thus, there is an evident interference from external environmental contexts (Exosystem) on the microsystem – Physical Education classes – when analyzing the Early Childhood Education system of the city through the BTHD. Therefore, this does not value the specialist Physical Education teacher at this level of education, which, according to the data obtained, causes problems in the dynamics of the classes. It becomes necessary to propose continuous training for the professionals in the municipality regarding the area of Physical Education.

Descrição

Palavras-chave

Educação física, Educação infantil, Organização curricular, Physical education, Early childhood education, Curriculum organization

Idioma

Português

Como citar

SANTOS, Luciane de Oliveira Neves dos. Educação física na educação infantil: professor especialista ou professor recreacionista? 2025. 145 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2025.

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