Logotipo do repositório
 

Publicação:
Orientação sexual: concepções sobre sexo em pré-adolescentes

dc.contributor.authorGomes, Paulo César [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-04-01T18:46:46Z
dc.date.available2016-04-01T18:46:46Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractSexual Orientation is present in the curriculum of many schools for elementary and high school. This subject generates controversy in the school community. This a fact that leads many teachers postpone the start of this topic. Fifty students participated in this study, 24 boys and 26 girls with average age of eleven years. The study aimed to investigate conceptions on sex in adolescents using the cartoon. The analyzed results suggest that students understand sex as intercourse only. However, there are a multitude of features mentioned by students. These are issues that require further reflection about issues not always discussed in class: pregnancy and abortion, condom use, sexual desire, anal sex, becoming a single mom, group sex, AIDS, prostitution, size of genitals, masturbation, among others.en
dc.description.abstractEste estudo teve por objetivo investigar concepções sobre sexo em pré-adolescentes com utilização do recurso história em quadrinhos. Participaram deste estudo cinquenta alunos, 24 meninos e 26 meninas com faixa etária média de onze anos. Todos cursavam a disciplina de ciências em uma sala de 6.º ano do Ensino Fundamental numa Escola de Tempo Integral. Os alunos, a convite do docente responsável, produziram uma história sobre o tema ‘sexo’ que serviu como atividade preliminar de investigação sobre os conhecimentos prévios para o início de uma unidade didática. Os resultados analisados sugerem que os estudantes compreendem a palavra “sexo” exclusivamente como coito, a única possibilidade retratada. Entretanto, há nas respostas uma multiplicidade de características e valores apontados pelos estudantes que levantam questões e demandam maiores reflexões sobre temáticas raramente enfrentadas pelos docentes em sala de aula, tais como: gravidez e aborto, dores na relação sexual, uso do preservativo, desejo sexual, sexo anal, tornar-se mãe solteira, sexo grupal, AIDS, prostituição, tamanho dos genitais, masturbação e questões de gênero, entre outras. Destaca-se a necessidade de uma contínua formação docente para romper o paradigma do preconceito e do silêncio na sala de aula sobre estes temas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu.
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP) – Campus de Bauru. Professor do Departamento de Educação do Instituto de Biociências – UNESP – Campus de Botucatu.
dc.format.extent28-43
dc.identifierhttp://seer.franca.unesp.br/index.php/caminhos/article/view/1084/1231
dc.identifier.citationCamine: Caminhos da Educação, v. 6, n. 2, p. 28-43, 2014.
dc.identifier.fileISSN2175-4217-2014-06-02-28-43.pdf
dc.identifier.issn2175-4217
dc.identifier.lattes3637285622123132
dc.identifier.orcid0000-0003-2440-8097
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/137672
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofCamine: Caminhos da Educação
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectSexual orientationen
dc.subjectScience educationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectOrientação sexualpt
dc.subjectEnsino de ciênciaspt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.titleOrientação sexual: concepções sobre sexo em pré-adolescentespt
dc.title.alternativeThe concepts about sex begins at an early age: the pre-teensen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3637285622123132
unesp.author.orcid0000-0003-2440-8097[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2175-4217-2014-06-02-28-43.pdf
Tamanho:
240.53 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format