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Publicação:
Projeto de alfabetização de adultos por meio da educação em saúde

dc.contributor.authorSilva, Mayra Magalhães [UNESP]
dc.contributor.authorHenke, Natalia Teixeira [UNESP]
dc.contributor.authorPedroso, Douglas Pasquali [UNESP]Cyrino, Eliana Goldfarb [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2017-01-02T15:39:35Z
dc.date.available2017-01-02T15:39:35Z
dc.date.issued2013
dc.description.abstractIntrodução: O projeto de Alfabetização de Adultos coordenado por alunos da Faculdade de Medicina de Botucatu - UNESP vem, há 20 anos, promovendo o resgate da cidadania de moradores de um bairro de Botucatu a partir da aquisição das capacidades de leitura, escrita e interpretação crítica de textos, bem como a realização de cálculos, além de desenvolver atividades culturais.Objetivo: Capacitar os participantes a ler, escrever e realizar cálculos, contribuindo para a formação de uma mente crítica, capaz de entender o mundo que os cerca, bem como analisá-lo, compreendendo o papel que desempenham no sistema vigente para que possam lutar conscientemente por uma vida humana. Estimular os estudantes de medicina e de outros cursos do Campus da UNESP de Botucatu a desenvolverem habilidades comunicacionais e a compreenderem os fatores determinantes do processo saúde-doença.Relato de Experiência: Participante se mostrava desatenta às atividades, mas ávida pelo aprendizado. Conquistamos sua confiança e descobrimos sua carência afetiva e problemas familiares: um filho preso, outro usuário de droga, um marido que a maltrata e uma filha pequena. O projeto promoveu melhora nas condições de sua saúde mental a partir dos círculos de conversa e cultura, culminado com escrita e leitura avançadas de maneira espantosamente rápida.Resultados: Aqueles que procuram o projeto para aprenderem a ler e a escrever, desenvolvem essas habilidades e se tornam pessoas opinativas e reflexivas. Aos acadêmicos, é facilitada a compreensão dos indivíduos como frutos de um contexto social, facilitando os cuidados integrais ao paciente.Conclusão: No projeto, não há professores nem alunos. Contribuímos fornecendo instrumentos para uma reflexão crítica da sociedade que possibilite uma ação consciente. A nós, é proporcionado um ambiente propício ao desenvolvimento de capacidades humanísticas, devido à visão do indivíduo como parte de um meio social.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Saúde Pública, Faculdade de Medicina de Botucatu
dc.format.extent09848
dc.identifierhttp://www.inscricoes.fmb.unesp.br/publicacao.asp?codTrabalho=OTg0OA==
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 7., 2013, Águas de Lindólia. Anais... São Paulo: PROEX; UNESP, 2013, p. 09875
dc.identifier.file2013-09848-silva.pdf
dc.identifier.lattes7172724495907723
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/146790
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.subjectEducação em saúdept
dc.subjectContexto socialpt
dc.subjectCapacidades humanísticaspt
dc.titleProjeto de alfabetização de adultos por meio da educação em saúdept
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7172724495907723
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Medicina, Botucatupt
unesp.departmentSaúde Pública - FMBpt

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