Logotipo do repositório
 

Publicação:
Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Osti, Andréia

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Pedagogia - IBRC

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

O estudo de Representações Sociais apresenta que os sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. Essa pesquisa objetiva investigar quais as possíveis relações entre a afetividade e o processo de aprendizagem, bem como as implicações das relações vivenciadas entre professores e alunos. Busca-se compreender quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos, que foram direcionados ao banco de dados Scielo, e envolve pesquisas divulgadas nos últimos dez anos. Considera-se relevante, tanto teórica quanto socialmente, investir esforços na investigação sistemática das características e fatores que compõem os sentimentos, afetos e o bem-estar dos indivíduos, sobretudo de alunos do ensino fundamental em decorrência do número de estudantes que fracassam em sua escolarização. Os principais resultados da pesquisa indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem, por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar processo educativo

Descrição

Palavras-chave

Educação, Relações humanas, Aprendizagem, Education

Idioma

Português

Como citar

BORGES, Tamires Aparecida de Lima. Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem. 2016. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação