Publicação: Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Osti, Andréia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Pedagogia - IBRC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
O estudo de Representações Sociais apresenta que os sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. Essa pesquisa objetiva investigar quais as possíveis relações entre a afetividade e o processo de aprendizagem, bem como as implicações das relações vivenciadas entre professores e alunos. Busca-se compreender quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos, que foram direcionados ao banco de dados Scielo, e envolve pesquisas divulgadas nos últimos dez anos. Considera-se relevante, tanto teórica quanto socialmente, investir esforços na investigação sistemática das características e fatores que compõem os sentimentos, afetos e o bem-estar dos indivíduos, sobretudo de alunos do ensino fundamental em decorrência do número de estudantes que fracassam em sua escolarização. Os principais resultados da pesquisa indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem, por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar processo educativo
Descrição
Palavras-chave
Educação, Relações humanas, Aprendizagem, Education
Idioma
Português
Como citar
BORGES, Tamires Aparecida de Lima. Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem. 2016. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.