Publicação: Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem
dc.contributor.advisor | Osti, Andréia [UNESP] | |
dc.contributor.author | Borges, Tamires Aparecida de Lima [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-08-30T18:22:55Z | |
dc.date.available | 2018-08-30T18:22:55Z | |
dc.date.issued | 2016 | |
dc.description.abstract | O estudo de Representações Sociais apresenta que os sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. Essa pesquisa objetiva investigar quais as possíveis relações entre a afetividade e o processo de aprendizagem, bem como as implicações das relações vivenciadas entre professores e alunos. Busca-se compreender quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos, que foram direcionados ao banco de dados Scielo, e envolve pesquisas divulgadas nos últimos dez anos. Considera-se relevante, tanto teórica quanto socialmente, investir esforços na investigação sistemática das características e fatores que compõem os sentimentos, afetos e o bem-estar dos indivíduos, sobretudo de alunos do ensino fundamental em decorrência do número de estudantes que fracassam em sua escolarização. Os principais resultados da pesquisa indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem, por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar processo educativo | pt |
dc.format.extent | 87 f. | |
dc.identifier.aleph | 000888765 | |
dc.identifier.citation | BORGES, Tamires Aparecida de Lima. Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem. 2016. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888765.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/155742 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Relações humanas | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Education | pt |
dc.title | Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 5060520291120371[1] | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0002-7605-2347[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IBRC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1