Logotipo do repositório
 

Publicação:
Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem

dc.contributor.advisorOsti, Andréia [UNESP]
dc.contributor.authorBorges, Tamires Aparecida de Lima [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-08-30T18:22:55Z
dc.date.available2018-08-30T18:22:55Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractO estudo de Representações Sociais apresenta que os sentimentos vivenciados por alunos constitui instrumento relevante para a Educação, pois contribui para a compreensão dos fenômenos educativos, permitindo investigar os comportamentos diante da escola, a interação entre os sujeitos e a construção de saberes. Essa pesquisa objetiva investigar quais as possíveis relações entre a afetividade e o processo de aprendizagem, bem como as implicações das relações vivenciadas entre professores e alunos. Busca-se compreender quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender e quais suas implicações para o desempenho acadêmico. A pesquisa foi desenvolvida por meio de estudos bibliográficos, que foram direcionados ao banco de dados Scielo, e envolve pesquisas divulgadas nos últimos dez anos. Considera-se relevante, tanto teórica quanto socialmente, investir esforços na investigação sistemática das características e fatores que compõem os sentimentos, afetos e o bem-estar dos indivíduos, sobretudo de alunos do ensino fundamental em decorrência do número de estudantes que fracassam em sua escolarização. Os principais resultados da pesquisa indicam que a afetividade está presente no processo de ensino e aprendizagem, por meio dos sentimentos vivenciados pelos alunos e professores, contudo devemos considerar que os sentimentos vivenciados em sala de aula não são apenas sentimentos positivos, mas também negativos. Destaca-se ainda que os sentimentos vivenciados pelos alunos e professores possuem influência sobre as suas representações, representações essas que podem influenciar processo educativopt
dc.format.extent87 f.
dc.identifier.aleph000888765
dc.identifier.citationBORGES, Tamires Aparecida de Lima. Afetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagem. 2016. 87 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Pedagogia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2016.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2017-08-11/000888765.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/155742
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRelações humanaspt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEducationpt
dc.titleAfetividade e cognição no contexto do processo de ensino e aprendizagempt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes5060520291120371[1]
unesp.advisor.orcid0000-0002-7605-2347[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBRCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000888765.pdf
Tamanho:
958.04 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format