Publicação: Modelagem de processos de negócio aplicadas ao ensino de tecnologias digitais
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Oliveira, Hilda Carvalho de 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IGCE - Geografia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Os modelos de processos de negócio se tornaram uma ferramenta fundamental em diversos tipos de organizações para a análise e otimização de processos, com um interesse crescente em aprimorar a estrutura operacional de forma geral. A automação desses modelos é normalmente propiciada por sistemas de gerenciamento de processos de negócio, conhecidos como BPMSs (Business Process Management Systems). Nesse contexto, é vantajoso representar esses processos de maneira visual, permitindo uma compreensão clara dos fluxos, das tomadas de decisão, dos artefatos produzidos e dos dados que podem ser armazenados. Este projeto, aplicando as técnicas na área de educação, concentra-se em aprimorar uma metodologia própria denominada INDINIA. Ao longo do desenvolvimento foi possível mapear cada etapa, desde a concepção até a avaliação, envolvendo uma ampla gama de participantes. O objetivo é replicar essa metodologia de forma mais eficaz, com foco na promoção de uma educação digital de alta qualidade, especialmente no que tange à alfabetização digital, a fim de preparar os indivíduos para uma integração bem-sucedida na sociedade e no mercado de trabalho.
Resumo (inglês)
Business process models have become a fundamental tool in different types of organizations for analyzing and optimizing processes, with a growing interest in improving the operational structure in general. The automation of these models is normally provided by business process management systems, known as BPMSs (Business Process Management Systems). In this context, it is advantageous to represent these processes in a visual way, allowing a clear understanding of flows, decision making, artifacts produced and data that can be stored. This project, applying techniques in the area of education, focuses on improving a proprietary methodology called INDINIA. Throughout development, it was possible to map each stage, from conception to evaluation, involving a wide range of participants. The objective is to replicate this methodology more effectively, with a focus on promoting high-quality digital education, especially regarding digital literacy, in order to prepare individuals for successful integration into society and the job market.
Descrição
Palavras-chave
Modelos de processos de negócio, BPMN, Inclusão digital, Metodologia de ensino, Indinia, Inclusão digital e cidadania, Business process models, Digital inclusion, Teaching methodology
Idioma
Português