Publication: Famílias em situação de risco em Birigui SP
dc.contributor.author | Garcia, Wilson Galhego [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T15:22:14Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T15:22:14Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | Desde o início de 1998 o programa Famílias em situação de risco coordenado pela UNESP - Faculdade de Odontologia do Câmpus de Araçatuba - Departamento de Ciências Básicas, discute com a comunidade de Birigui projetos objetivando: a sobrevivência infantil e desenvolvimento integral da criança, a operacionalização do Estatuto da Criança e do Adolescente, a criação de alternativas de geração de renda para o adolescente e sua família, o desenvolvimento de programas de orientação e apoio familiar, o combate às drogas, às doenças sexualmente transmissíveis e à gravidez precoce, a formação para a cidadania, a inserção positiva na sociedade através da educação e do trabalho, a qualificação de jovens portadores de deficiências físicas, a reintegração familiar, a orientação e tratamento de dependentes químicos, o reforço do ensino regular, o resgate da identidade de gênero e raça e da auto-estima, o fortalecimento da pequena propriedade e do trabalho autônomo/microempresa, a formação de lideranças concentradas, a definição de novas tecnologias, a provisão de assistência jurídico-social, o desenvolvimento de habilidades de gestão e a desmonopolização do saber e do fazer médico e odontológico através da prevenção. O público alvo constitui-se de: famílias e/ou adolescentes que vivem, perambulando e/ou trabalham na rua, adolescentes de camadas populares em geral, adolescentes infratores, adolescentes ligados a organizações culturais, religiosas e rede de escolas, crianças e adolescentes órfãos ou abandonados, adolescentes dependentes de drogas, adolescentes de famílias de bóia-frias, crianças de camadas populares. Nesse espaço democrático, comunitário, as diversas atividades são realizadas após ampla discussão de projetos em rede a saber: (alguns exemplos). Pastoral da Criança: elaborou-se projeto de ação odontológica, para complementar as ações básicas de saúde. Após o projeto piloto, espera-se atender a médio prazo as crianças de 0-3 anos assistidas pela Pastoral na Diocese de Araçatuba (A Pastoral tem convênio com a UNICEF e foi indicada para o Nobel da Paz). 2ª Vara de Justiça: projeto para encarcerados, egressos e suas famílias. Corpo de Bombeiros: assistência à infância e capacitação de adolescentes. Ave Cristo: recuperação de dependentes químicos. Escola de 1º Grau: informatização de sala de aula. Sindicato de cargas: curso de motorista profissional, com recursos do FAT, para adolescentes desempregados. Sindicato de Indústrias do Vestuário: cursos de capacitação na área calçadista (recursos das indústrias e do FAT). Há também voluntários que prestam serviços na área de rastreamento das fontes financiadoras e estão em andamento parcerias com o SESC, SENAC, SENAI e indústrias. Estratégia para a formalização dos diversos projetos: em reuniões conjuntas com líderes comunitários, são discutidas amplamente as diversas idéias. Para cada idéia, levantam-se dezenas de hipóteses iniciais. A seguir, em reuniões subsequentes apresenta-se um anteprojeto para análise, emendas, correções, aprovação ou rejeição. A universidade, na figura de seu representante, atua não propriamente como um coordenador, mas sim como um catalisador ou alavancador. O público é heterogêneo: juizes, bombeiros, líderes comunitárias de Pastorias, professores, industriais, sindicalistas, odontolandos, operários, aposentados, filantropos, etc... A cada reunião o grupo cresce e deve haver sempre abertura para a inclusão de novos membros. Pode haver em certos casos, a divisão em grupos temáticos, porém todos são cientificados do que acontece. Universitários, idealistas e camadas populares são geralmente entusiastas, porém grandes obstáculos para a operacionalização encontram-se em diversos departamentos-feudos. Benefícios: a Universidade apenas gasta o tempo do docente e a comunidade pode dar forma e vida a dezenas de projetos que podem melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas que estão fora do processo produtivo. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOA), Departamento de Ciências Básicas, Araçatuba, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOA), Departamento de Ciências Básicas, Araçatuba, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Sa_de_e_Qualidade_de_Vida/Trabalho19.htm | |
dc.identifier.lattes | 7844658853315755 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148059 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Famílias em situação de risco em Birigui SP | pt |
dc.type | Resumo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | 8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | 8b3335a4-1163-438a-a0e2-921a46e0380d | |
unesp.author.lattes | 7844658853315755 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araçatuba | pt |
unesp.department | Ciências Básicas - FOA | pt |