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Publicação:
A trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)

dc.contributor.authorSilva, Hilda Maria Gonçalves da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-06-28T17:32:32Z
dc.date.available2016-06-28T17:32:32Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractA presente pesquisa procurou apreender os contornos adquiridos pelo Sistema de Avaliação da Educação do Estado de São Paulo (Saresp), ao longo de sua trajetória – entre 1996 e 2010. Essa compreensão teve como meta principal, verificar a potencialidade do Saresp como avaliação voltada para a melhoria da qualidade da educação para todos. Ou seja, em que medida essa avaliação tem auxiliado instituições escolares e mais especificamente professores e alunos no processo de otimização da construção da aprendizagem. Tal análise se orienta pelo princípio do entendimento da avaliação como fenômeno político e social, o qual tem sua validade associada ao nível de negociação entre os diversos atores envolvidos no processo. Compreende-se, então, que a potencialidade formativa da avaliação está vinculada ao seu caráter democrático. O recurso utilizado na apreensão proposta por esse trabalho foi a análise documental, a qual revelou a quase inexistente participação dos atores envolvidos diretamente no processo de ensino-aprendizagem (em especial, professores e alunos) nas tomadas de decisão referentes aos encaminhamentos do Saresp. Encaminhamentos esses relacionados tanto à construção dos instrumentos, quanto às ações avaliativas em si. Desse modo, nota-se que apesar do Saresp ter sofisticado seus instrumentos de avaliação da aprendizagem ao longo de sua trajetória, ainda lhe falta o fundamental diálogo efetivo com a comunidade escolar para adquirir potencialidade real de atingir seu objetivo declarado, qual seja, a melhoria “dos processos de ensinar e aprender nas escolas”.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Educação, Ciências Sociais e Políticas Públicas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Franca (FCHS)
dc.format.extent2529-2536
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2529-2536
dc.identifier.fileISSN2236-9708-2011-2529-2536.pdf
dc.identifier.issn9708-2011
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/140002
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSistema de avaliaçãopt
dc.subjectOtimização da aprendizagempt
dc.subjectAvaliação democráticapt
dc.titleA trajetória do SARESP enquanto instrumento de melhoria da qualidade da educação (1996-2010)pt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Francapt
unesp.departmentEducação, Ciências Sociais e Políticas Públicas - FCHSpt

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