Logotipo do repositório
 

Publicação:
Marcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geral

dc.contributor.advisorCasadei, Eliza Bachega [UNESP]
dc.contributor.authorBiernath, Carlos Alberto Garcia [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-11-03T17:24:32Z
dc.date.available2016-11-03T17:24:32Z
dc.date.issued2016-08-30
dc.description.abstractEm virtude das buscas por novas e ávidas informações, além da desenfreada luta pela audiência, novos modelos de ‘fazer jornalismo’ aparecem nos veículos televisivos e alternam o discurso identitário jornalístico. De tal modo, algumas produções, que conquistaram bons índices de audiência, têm feito uso de algumas estratégias a fim de atingir seus objetivos, que vão desde a utilização de diferentes discursos baseados em “verdades midiáticas” até os chamados “efeitos de verdade”, que demarcam seu ethos discursivo. Em vista de tais apontamentos, esta pesquisa pretende revisitar alguns modelos de jornalísticos popularescos significativos – em termos de inovação no fazer noticioso e na representação discursiva – das décadas de 80, 90 e 2000/10 do século XX: Documento Especial – Televisão Verdade (década de 80); Aqui Agora (década de 90); e Balanço Geral (surgido na primeira década dos anos 2000 e ainda no ar), à luz da análise de discurso de tradição francesa, da análise retórica e da análise de elementos que compõe a narrativa sonoro-imagética. Esse entrecruzamento metodológico nos possibilitou trabalhar com o ethos projetado na enunciação de cada uma das atrações supracitadas, no qual procuramos depreender como a identidade jornalística era construída em seu conteúdo discursivo através de projeções ethópicas.pt
dc.description.abstractBecause of the search for new and eager information, and the unbridled struggle for the hearing, new models of 'journalism' appear on television vehicles and alternate journalistic identity discourse. In this way, some productions that have won good audience ratings, have made use of some strategies in order to achieve their goals, ranging from the use of different discourses based on "media truth" to the so-called "real effects" that demarcate its discursive ethos. In view of such notes, this research aims to revisit some models of significant popularescos journalism - in terms of innovation in news making and discursive representation - of the 80, 90 and 2000/10 of the twentieth century: Documento Especial – Televisão Verdade (decade 80); Aqui Agora (90s); and Balanço Geral (emerged in the first decade of the 2000s and still in the air) in the light of discourse analysis of French tradition, rhetorical analysis and analysis of elements that compose the sound-imagistic narrative. This methodological lathing enabled us to work with the ethos designed in the enunciation of each of the above attractions, in which we try to infer how the journalistic identity was built in its discursive content through ethopics projections.en
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.description.sponsorshipIdFAPESP: 2014/10866-8
dc.identifier.aleph000875124
dc.identifier.capes33004056081P4
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/144506
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectAnálise do Discursopt
dc.subjectEthospt
dc.subjectDocumento Especialpt
dc.subjectAqui Agorapt
dc.subjectBalanço Geralpt
dc.subjectDiscourse Analysisen
dc.titleMarcas da identidade discursiva no jornalismo popularesco: análise do ethos nos televisivos Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geralpt
dc.title.alternativeMarks os discourse identity in yellow press: analysis of ethos in TV programs Documento Especial, Aqui Agora e Balanço Geralen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramComunicação - FAACpt
unesp.knowledgeAreaComunicação midiáticapt
unesp.researchAreaProdução de sentido na comunicação midiáticapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
biernath_cag_me_bauru.pdf
Tamanho:
2.88 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.04 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: