Publicação: A questão técnico-educacional do projeto desenvolvimento e capacitação de agricultores no uso de técnicas para correção do solo em assentamentos rurais
dc.contributor.author | Bueno, Osmar de Carvalho [UNESP] | |
dc.contributor.author | Sato, Michelle [UNESP] | |
dc.contributor.author | Zanin, Thiago [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-09-01T13:58:04Z | |
dc.date.available | 2016-09-01T13:58:04Z | |
dc.date.issued | 2005 | |
dc.description.abstract | Introdução: o II Plano Nacional de Reforma Agrária propõe combinar viabilidade econômica com sustentabilidade ambiental, integração produtiva com desenvolvimento territorial, qualidade e eficiência com massividade, neste contexto apresenta-se o projeto “Desenvolvimento e capacitação de agricultores no uso de técnicas para correção do solo em assentamentos rurais” uma parceria entre a Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP-Botucatu, INCRA–SP e FEPAF, de modo que suas ações, contribuiram para a recuperação e consolidação de Projetos de Assentamento Rural, bem como à questão de capacitação técnico-educacional dos produtores familiares assentados, além de inserir a Universidade junto à realidade social brasileira e paulista, em particular. Objetivos: disponibilizar calcário aos agricultores familiares asssentados em Projetos de Assentamento Rural de responsabilidade da Superintendência Regional do INCRA/São Paulo, diagnosticar a necessidade da prática da calagem nos lotes de exploração agropecuária dos assentamentos, capacitar os produtores familiares assentados em técnicas de amostragem e coleta de solo para análise e sensibilizar os agricultores familiares assentados e suas famílias sobre a importância do solo agrícola, e sua correção pela calagem, na produção agropecuária. Métodos: capacitação teórico-prática de produtores familiares assentados quanto aos procedimentos adequados de amostragem e coleta de solo. A partir desse momento, os produtores passaram a ser agentes multiplicadores no interior dos assentamentos. Após a coleta das amostras, efetuou-se as análises de solo. Seus resultados foram interpretados, resultando a recomendação específica da quantidade e qualidade do calcário que foi entregue. Paralelamente, os produtores familiares dos Projetos de Assentamento participaram de palestra técnica com entrega de material escrito sobre a importância do solo agrícola, e sua correção pela prática da calagem, na produção agropecuária. Resultados: obteve-se cerca de 70% de entregas efetivas de amostras de solo do total de produtores familiares sensibilizados e capacitados, o que leva à discussão de que este processo técnico-educacional tem resultados positivos e evidentes, justificado, assim, pelo porcentual de participação apresentado. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Economia, Sociologia e Tecnologia, Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu | |
dc.format.extent | 003 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 003 | |
dc.identifier.file | 2005-003-bueno.pdf | |
dc.identifier.lattes | 0590108622967713 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/143557 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | PROEX | |
dc.title | A questão técnico-educacional do projeto desenvolvimento e capacitação de agricultores no uso de técnicas para correção do solo em assentamentos rurais | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 0590108622967713 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências Agronômicas, Botucatu | pt |
unesp.department | Economia, Sociologia e Tecnologia - FCA | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1