Publicação: A timidez e suas implicações no contexto escolar
dc.contributor.advisor | Fonseca, Débora Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Serafim, Suzana Pires | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2023-08-22T16:25:22Z | |
dc.date.available | 2023-08-22T16:25:22Z | |
dc.date.issued | 2020 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/250398 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Timidez | pt |
dc.subject | Criança | pt |
dc.subject | Aprendizagem | pt |
dc.subject | Processo de escolarização | pt |
dc.title | A timidez e suas implicações no contexto escolar | pt |
dc.title.alternative | Shyness and its implications in the school context | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- serafim_sp_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 1.12 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- serafim_sp_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 363.87 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: