Logotipo do repositório
 

Publicação:
A timidez e suas implicações no contexto escolar

dc.contributor.advisorFonseca, Débora Cristina [UNESP]
dc.contributor.authorSerafim, Suzana Pires
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-08-22T16:25:22Z
dc.date.available2023-08-22T16:25:22Z
dc.date.issued2020
dc.description.abstractEsta pesquisa trata sobre o tema timidez no contexto escolar e suas possíveis implicações no processo de aprendizagem das crianças. Este é um tema pouco investigado, sendo um número bastante pequeno de produções científicas relacionadas a isso. Assim, o objetivo do trabalho foi desenvolver reflexões acerca do processo de escolarização de crianças que apresentam comportamentos com características tímidas e analisar quais as consequências que isso traz em suas aprendizagens, discutindo à luz de autores como Vygotsky e sua teoria sócio histórica, como ocorre a aprendizagem para diferentes indivíduos. Para isso, optou-se pela pesquisa de abordagem qualitativa, de revisão bibliográfica, com o estudo de artigos e trabalhos científicos publicados nos últimos vinte anos, nos bancos de dados como Scientific Electronic Library Online (SciELO), Portal de Periódicos da CAPES/MEC e no Portal de Publicações Científicas em Acesso Aberto - OASISBR a fim de encontrar subsídios para a construção do pensamento sobre o tema em estudo. Os resultados foram organizados em quatro categorias: “concepções de timidez”, “características da criança tímida na escola”, “consequências na vida escolar da criança tímida” e “como a escola pode contribuir no desenvolvimento dessas crianças tímidas”. Identificamos que em nenhuma das categorias existe um consenso, mas diferentes perspectivas de entendimento sobre a temática.pt
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/250398
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectTimidezpt
dc.subjectCriançapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectProcesso de escolarizaçãopt
dc.titleA timidez e suas implicações no contexto escolarpt
dc.title.alternativeShyness and its implications in the school contexten
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
serafim_sp_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.12 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
serafim_sp_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
363.87 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: