Publicação: Racismo e preconceito no âmbito escolar: uma análise de documentários brasileiros sobre o tema
dc.contributor.advisor | Aragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP] | |
dc.contributor.author | Oliveira, Julia Eliseu de [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2018-09-19T17:27:02Z | |
dc.date.available | 2018-09-19T17:27:02Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | O racismo é um fenômeno ideológico que estabelece distinções entre grupos sociais sejam de natureza étnica, classista, territorial ou religiosa. No Brasil, são os negros as maiores vítimas dessa opressão. Para uma maior compreensão desse fenômeno, foi feito um apanhado histórico contextualizando a escrivão no Brasil, formação da identidade negra e aspectos da violência escolar no país. Atitudes discriminatórias são reproduzidas a todo momento e se estabelecem em todas instâncias sociais, como política, religião, folclore, culinária, educação, entre outras. Já em meados do século XIX o discurso civilizador da elite branca fortaleceu preconceitos étnicos e raciais que foram reproduzidos nas escolas indicando uma longevidade histórica das manifestações discriminatórias e por isso uma maior dificuldade de desconstruir determinados estereótipos. Assim, esse estudo teve como objetivo analisar e discutir sobre o racismo presente no âmbito escolar a partir de uma revisão literária e a metodologia de análise de filmes de Manuela Penafria. Foi realizada uma pesquisa qualitativa com a utilização de dois documentários brasileiros: Vista a Minha Pele (2003), de Joel Zito Araújo e Alguém Falou de Racismo? (2002), dirigido por Claudius Ceccon e Daniel Caetano | pt |
dc.format.extent | 47 f. | |
dc.identifier.aleph | 000897048 | |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Julia Eliseu de. Racismo e preconceito no âmbito escolar: uma análise de documentários brasileiros sobre o tema. 2017. 47 f. Trabalho de conclusão de curso (licenciatura - Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2017. | |
dc.identifier.file | http://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2018-03-20/000897048.pdf | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/156344 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | Aleph | |
dc.subject | Sociologia educacional | pt |
dc.subject | Racismo | pt |
dc.subject | Preconceitos | pt |
dc.subject | Escolas | pt |
dc.subject | Negros - Identidade racial | pt |
dc.subject | Escravidão | pt |
dc.subject | Violencia escolar | pt |
dc.subject | Discriminação racial | pt |
dc.subject | Brasil | pt |
dc.title | Racismo e preconceito no âmbito escolar: uma análise de documentários brasileiros sobre o tema | pt |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Educação Física - IBRC | pt |
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