Logotipo do repositório
 

Publicação:
TDIC: formar ou não formar professores para seu uso?

dc.contributor.authorRamos, Eugenio Maria de França [UNESP]
dc.contributor.authorBenetti, Bernadete [UNESP]
dc.contributor.authorSartori, Adriel Fernandes [UNESP]
dc.contributor.authorSantos, Rosana Cavalcanti Maia [UNESP]
dc.contributor.authorPeña, Angel Fidel Vilche [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:40Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:40Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractDiscutimos neste trabalho, com base na experiência do projeto LabTICs (UNESP Edital 15/2010 CAPES), a formação de educadores para o uso de ferramentas de comunicação baseadas tecnologia digital (TDIC) em atividades de ensino. Apresentamos brevemente o contexto do projeto e sua proposta e produção, focando especialmente o caso da utilização de tal ferramental tecnológico para a formação de professores de Física, nas atividades da disciplina Prática de Ensino, da UNESP no Câmpus de Rio Claro (SP). Analisamos aspectos do aprendizado dos futuros professores de Física para o uso de web conferência baseada no software Adobe Conect, disponível para acesso de usuários da UNESP. Tal sala virtual é mantida com apoio Núcleo de Educação a Distância da UNESP em servidor de páginas web. São analisadas as adaptações necessárias de uma sala de aula comum da UNESP em Rio Claro, como manifestação da apropriação de tal TDIC por parte dos estudantes e como foi possível realizar web conferências com baixo custo.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências (IBB), Departamento de Educação, Botucatu, SP, Brasil
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nivel Superior (CAPES)
dc.format.extent1257-1265
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 1257-1265
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-1257-1265.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes4977572416129527
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141597
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleTDIC: formar ou não formar professores para seu uso?pt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4977572416129527
unesp.author.lattes0746570277957079[5]
unesp.author.lattes7030930072460405[2]
unesp.author.orcid0000-0003-3570-6364[2]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatupt
unesp.departmentEducação - IBBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-1257-1265.pdf
Tamanho:
824.89 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format