Publicação: Letramento midiático no enfrentamento à misoginia: contribuições a partir de um instituto de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica
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Data
Autores
Orientador
Andrelo, Roseane 

Coorientador
Pós-graduação
Comunicação - FAAC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (idioma não especificado)
A pesquisa averiguou de que maneira o letramento midiático pode corroborar para o combate à misoginia, a fim de capacitar indivíduos para o exercício da cidadania. O presente estudo exploratório foi conduzido no Instituto Elas, sediado em Bauru-SP, uma instituição que oferece atendimento integral às mulheres vítimas de violência, abordando quatro eixos principais: autoestima, empregabilidade, construção de identidade e combate à violência doméstica. Objetivou-se de maneira geral investigar como o letramento midiático pode contribuir para o combate à misoginia, promovendo interações saudáveis e fortalecendo o exercício da cidadania. Assim, foi considerado nesta pesquisa o contexto que inclui: i) o impacto das mídias digitais no consumo e produção de conteúdos por parte dos profissionais do Instituto Elas; ii) as formas como a misoginia e o machismo se manifestam no ambiente digital e seu reflexo na vida das mulheres acolhidas pelo Instituto; iii) a promoção de interações mais saudáveis e conscientes por meio do letramento midiático; e iv) os potenciais do uso crítico das mídias digitais no enfrentamento à violência e desigualdade de gênero. Como objetivos específicos, busca-se: a) avaliar o nível de letramento midiático dos funcionários do Instituto Elas em relação ao consumo e produção de conteúdo nas redes sociais e sua percepção sobre igualdade de gênero e violência contra a mulher; b) compreender as percepções das acolhidas sobre a misoginia no dia a dia e o impacto da mídia em suas atitudes; e c) desenvolver diretrizes de letramento midiático para o Instituto Elas, com foco na capacitação sobre igualdade de gênero, violência contra a mulher e as influências da mídia. Para tal, foram utilizados dois métodos distintos: pesquisa bibliográfica sobre letramento midiático e cidadania como enfrentamento à misoginia e pesquisa de campo de caráter exploratório com entrevista estruturada realizada com os profissionais do Instituto. Os resultados visam contribuir para a ampliação do debate sobre o letramento midiático como estratégia para promover igualdade e conscientização em diferentes contextos sociais.
Resumo (inglês)
The following research investigated how media literacy can contribute to combating misogyny, aiming to empower individuals for the exercise of citizenship. This exploratory study was conducted at the Elas Institute, based in Bauru-SP, an institution that provides comprehensive support to women victims of violence. The research addressed four main pillars: self-esteem, employability, identity building, and combating domestic violence. The general objective was to examine how media literacy can help fight misogyny, promote healthy interactions, and strengthen citizenship practices. The study considered the following contexts: i) the impact of digital media on the consumption and production of content by the professionals at the Elas Institute; ii) the ways misogyny and sexism manifest in the digital environment and their reflection on the lives of women supported by the Institute; iii) the promotion of healthier and more conscious interactions through media literacy; and iv) the potential of critical use of digital media in addressing violence and gender inequality. Specific objectives included: a) assessing the level of media literacy among Elas Institute employees concerning content consumption and production on social media and their perceptions of gender equality and violence against women; b) understanding the perceptions of the women supported by the Institute regarding everyday misogyny and the media's impact on their attitudes; and c) developing media literacy guidelines for the Elas Institute, focusing on training related to gender equality, violence against women, and media influences. To achieve these objectives, two distinct methods were employed: a bibliographic review on media literacy and citizenship as tools to combat misogyny, and exploratory field research using structured interviews conducted with the Institute's professionals. The results aim to contribute to the broader debate on media literacy as a strategy to promote equality and awareness in different social contexts.
Descrição
Palavras-chave
Letramento midiático, Rede Social Digital, Instituto Elas, Media literacy, Misogyny, Social media, Social media
Idioma
Português
Como citar
MENDONÇA, Luiza Campos. Letramento midiático no enfrentamento à misoginia: contribuições a partir de um instituto de acolhimento de mulheres vítimas de violência doméstica. Orientadora: Roseane Andrelo. 2025. 138 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) - Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.