Música afro-brasileira na educação infantil: construindo a Identidade negra sob a ótica da pedagogia histórico-crítica
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Villela, Fabio Fernandes 

Coorientador
Pós-graduação
Docência para Educação Básica - FC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta dissertação, um estudo de natureza qualitativa, investigou a contribuição da música afroindígena-brasileira na construção da identidade negra na Educação Infantil, sob a perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica. Teve como objetivo principal investigar como a prática docente pode valorizar a cultura afroindígena- brasileira na educação infantil por meio da musicalidade e da promoção da identidade da criança negra. A pesquisa foi realizada em uma escola pública de Educação Infantil em São José do Rio Preto, SP, combinando análise documental, questionários com professoras e a aplicação do objeto de aprendizagem pedagógico. A análise documental concentrou-se nos materiais pedagógicos de apoio enviados às famílias durante o ensino remoto, os quais foram elaborados para substituir os planejamentos mensais perdidos no período da pandemia da Covid-19. Devido às restrições impostas pelo contexto pandêmico, não foi possível acessar os planejamentos originais; por isso, a análise de conteúdo recaiu exclusivamente sobre esses materiais de apoio. Os questionários foram feitos por meio eletrônico com perguntas fechadas e abertas para capturar percepções e práticas docentes. A aplicação do objeto de aprendizagem foi avaliada à luz da PHC. Os resultados da análise documental revelaram uma presença limitada e pontual de conteúdos relacionados às Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 nos materiais de apoio analisados, concentrando-se em outras áreas e demonstrando uma inclusão mínima. A análise das respostas das professoras (13 participantes) mostrou que, embora a maioria (69.2%) afirme conhecer as leis, elas enfrentam dificuldades em incorporá-las de forma consistente e percebem despreparo. As sugestões docentes apontaram para a necessidade urgente de formação contínua, materiais didáticos e apoio institucional. A aplicação do objeto de aprendizagem "Dança Afro Infantil" demonstrou a viabilidade e importância de integrar esses conteúdos de forma intencional, estimulando a apropriação do repertório cultural. Em conclusão, a dissertação evidencia desafios significativos na implementação das Leis nº 10.639/03 e nº 11.645/08 na Educação Infantil, relacionados à carência de materiais adequados e à necessidade de formação docente aprofundada e contínua, reforçando que a efetivação da lei exige esforços coletivos e políticas educacionais que garantam suporte estrutural e formativo para transformar a prática pedagógica e promover uma educação antirracista e inclusiva.
Resumo (inglês)
This dissertation, a qualitative study, investigated the contribution of Afro-Brazilian music to the construction of black identity in Early Childhood Education, from the perspective of Historical-Critical Pedagogy. Its main objective was to investigate how teaching practice can value Afro-Brazilian culture in early childhood education through musicality and the promotion of black children's identity. The research was carried out in a public nursery school in São José do Rio Preto, SP, combining documentary analysis, questionnaires with teachers and the application of a pedagogical learning object. The documentary analysis focused on the pedagogical support materials sent to families during remote learning, which were developed to replace the monthly teaching plans that were lost during the Covid-19 pandemic. Due to the restrictions imposed by the pandemic context, it was not possible to access the original plans; therefore, the content analysis was conducted exclusively on these support materials. The questionnaires were carried out electronically with closed and open questions to capture teachers' perceptions and practices. The application of the learning object was evaluated in the light of PHC. The results of the documentary analysis revealed a limited and punctual presence of content related to Laws No. 10.639/03 and No. 11.645/08 in the support materials analyzed, concentrating on other areas and demonstrating minimal inclusion. The analysis of the teachers' responses (13 participants) showed that although the majority (69.2%) claim to know the laws, they face difficulties in incorporating them consistently and perceive unpreparedness. The teachers' suggestions pointed to the urgent need for ongoing training, teaching materials and institutional support. The application of the learning object "Afro Children's Dance" demonstrated the feasibility and importance of integrating this content intentionally, stimulating the appropriation of cultural repertoire. In conclusion, the dissertation highlights significant challenges in the implementation of Laws No. 10.639/03 and No. 11.645/08 in Early Childhood Education, related to the lack of adequate materials and the need for in-depth and continuous teacher training, reinforcing that the implementation of the law requires collective efforts and educational policies that guarantee structural and training support to transform pedagogical practice and promote an anti-racist and inclusive education.
Descrição
Palavras-chave
Educação antirracista, Educação infantil, Identidade negra, Pedagogia histórico-crítica, Antiracist education, Early childhood education, Black identity, Historical-critical pedagogy
Idioma
Português
Citação
ARAUJO, Maria Isabel Gomes de. Música afro-brasileira na educação infantil: construindo a Identidade negra sob a ótica da pedagogia histórico-crítica. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

