Publicação: O desenvolvimento da ideia de proporcionalidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o projeto EMAI
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Data
Autores
Orientador
Miguel, José Carlos 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FFC
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O objetivo deste trabalho é investigar se e como o desenvolvimento da ideia de proporcionalidade é proposto no material didático do Projeto EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), material didático adotado por toda rede pública estadual paulista, dada sua importância para a formação dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e as várias aplicações deste conteúdo na realidade cotidiana, através de pesquisa documental e bibliográfica. O embasamento teórico se situou no contexto da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, além de interfaces com a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e colaboradores. Os resultados indicam que o material destinado ao aluno se limita ao campo do conhecimento empírico uma vez que a abordagem inicial desse material sobre o conceito de proporcionalidade se resume à apresentação de atividades. Já no material destinado aos professores são apresentadas algumas sugestões de encaminhamento das atividades propostas, que podem favorecer o desenvolvimento do conceito proporcionalidade, se forem organizadas de maneira que levem os alunos a atribuir sentido aquilo que estão aprendendo.
Resumo (inglês)
This research aims to investigate whether the development of the idea of proportionality is proposed in the didactic material of the EMAI Project (Mathematics Education in the Initial Years of Elementary School), didactic material adopted by all public schools in São Paulo, and how, given its importance for the training of students in the early years of Elementary School and the various applications of this content in everyday reality. The theoretical basis was given through the Theory of Conceptual Fields of Gérard Vergnaud, as well as interfaces with the Historical-Cultural Theory of Vygotsky and collaborators. The partial results indicate that the material destined for the student is limited to the field of empirical knowledge, since the initial approach of this material on the concept of proportionality is limited to the presentation of activities. In the material destined for teachers, some suggestions for forwarding the proposed activities are presented, which can favor the development of the proportionality concept, if they are organized in a way that leads students to attribute meaning to what they are learning.
Descrição
Palavras-chave
Educação, Educação matemática, Ensino fundamental, Proporcionalidade, Projeto EMAI, Education, Mathematics education, Elementary school, Proportionality, EMAI project
Idioma
Português
Como citar
CATENA, Cláudia Elaine. O desenvolvimento da ideia de proporcionalidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o projeto EMAI. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.