Logotipo do repositório
 

Publicação:
O desenvolvimento da ideia de proporcionalidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o projeto EMAI

dc.contributor.advisorMiguel, José Carlos [UNESP]
dc.contributor.authorCatena, Cláudia Elaine
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2023-03-09T13:20:49Z
dc.date.available2023-03-09T13:20:49Z
dc.date.issued2023-03-01
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é investigar se e como o desenvolvimento da ideia de proporcionalidade é proposto no material didático do Projeto EMAI (Educação Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental), material didático adotado por toda rede pública estadual paulista, dada sua importância para a formação dos estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental e as várias aplicações deste conteúdo na realidade cotidiana, através de pesquisa documental e bibliográfica. O embasamento teórico se situou no contexto da Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud, além de interfaces com a Teoria Histórico-Cultural de Vygotsky e colaboradores. Os resultados indicam que o material destinado ao aluno se limita ao campo do conhecimento empírico uma vez que a abordagem inicial desse material sobre o conceito de proporcionalidade se resume à apresentação de atividades. Já no material destinado aos professores são apresentadas algumas sugestões de encaminhamento das atividades propostas, que podem favorecer o desenvolvimento do conceito proporcionalidade, se forem organizadas de maneira que levem os alunos a atribuir sentido aquilo que estão aprendendo.pt
dc.description.abstractThis research aims to investigate whether the development of the idea of proportionality is proposed in the didactic material of the EMAI Project (Mathematics Education in the Initial Years of Elementary School), didactic material adopted by all public schools in São Paulo, and how, given its importance for the training of students in the early years of Elementary School and the various applications of this content in everyday reality. The theoretical basis was given through the Theory of Conceptual Fields of Gérard Vergnaud, as well as interfaces with the Historical-Cultural Theory of Vygotsky and collaborators. The partial results indicate that the material destined for the student is limited to the field of empirical knowledge, since the initial approach of this material on the concept of proportionality is limited to the presentation of activities. In the material destined for teachers, some suggestions for forwarding the proposed activities are presented, which can favor the development of the proportionality concept, if they are organized in a way that leads students to attribute meaning to what they are learning.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationCATENA, Cláudia Elaine. O desenvolvimento da ideia de proporcionalidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o projeto EMAI. Universidade Estadual Paulista (Unesp), 2023.
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/242399
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectEnsino fundamentalpt
dc.subjectProporcionalidadept
dc.subjectProjeto EMAIpt
dc.subjectEducationen
dc.subjectMathematics educationen
dc.subjectElementary schoolen
dc.subjectProportionalityen
dc.subjectEMAI projecten
dc.titleO desenvolvimento da ideia de proporcionalidade nos anos iniciais do ensino fundamental: um estudo sobre o projeto EMAIpt
dc.title.alternativeThe development of the idea of proportionality in the inithial years of elementary school: a study on the EMAI projecten
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaTeoria e práticas pedagógicaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
catena_ce_me_mar.pdf
Tamanho:
887.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: