Publicação: O álbum Pé no chão e outra linhagem do samba
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Orientador
Amador, Alisson Antonio 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Música - IA
Título da Revista
ISSN da Revista
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Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esse trabalho concentra-se na segunda metade da história do samba pós bossa nova, final
da década de 70 e início de 80, mais precisamente em 1978, ano de lançamento do álbum
em LP “Pé no Chão", o décimo primeiro da cantora, instrumentista e compositora Beth
Carvalho, conhecida também como a Madrinha do Samba. Esse disco inaugurou uma
inovadora instrumentação musical e um modo novo de executar o samba a partir de
instrumentos criados por integrantes do Grupo Fundo de Quintal e dos arranjos e produção
do Maestro Rildo Hora. O disco de Beth Carvalho possivelmente foi o pontapé inicial de
uma outra linhagem do samba, o pagode. Esse trabalho procura investigar as mudanças
práticas entre a instrumentação musical do samba pré e pós 1978. Acreditamos que após
a significativa contribuição para o samba da Turma do Estácio na primeira metade do
século XX, o álbum “Pé no Chão” de Beth Carvalho talvez seja mais um importante advento
que ajudou a moldar o samba e a música brasileira e que também culminou no principal
elo entre o samba tradicional e o pagode. Este trabalho foi realizado com base nas
pesquisas bibliográficas, nas entrevistas com Rildo Hora e a partir da análise técnica e
musical do álbum.
Resumo (inglês)
This work focuses on the second half of the post bossa nova samba history, in the late 70s and
early 80s, more precisely in 1978, the year of the release of “Pé no Chão”, the eleventh LP album by Beth
Carvalho, a singer, instrumentalist and composer, also known as “Godmother of Samba”. This record
inaugurated an innovative musical instrumentation and a new way of performing samba using instruments
created by members of Grupo Fundo de Quintal and arrangements and production by Maestro Rildo
Hora. The album was possibly the kick-off of another samba lineage, the pagode. This work seeks to
investigate the practical changes between the musical instrumentation of samba before and after 1978. We
believe that after the significant contribution to the samba by “Turma do Estácio” in the first half of the
20th century, the album “Pé no Chão” by Beth Carvalho is perhaps another important advent that helped
to shape samba and Brazilian music and that also created the main link between traditional samba and
pagode. This work was carried out based on bibliographic research, interviews with Rildo Hora and
through technical and musical analysis of the album.
Descrição
Palavras-chave
Música - Análise, apreciação, Música brasileira, Samba
Idioma
Português