Logotipo do repositório
 

Publicação:
A contribuição do estudo das sequências recursivas para construção de modelos matemáticos no ensino médio

dc.contributor.advisorBarrozo, Sidineia [UNESP]
dc.contributor.authorMorais, Roselaine Santos de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-11-23T18:29:58Z
dc.date.available2018-11-23T18:29:58Z
dc.date.issued2018-10-26
dc.description.abstractInspirada na Modelagem Matemática proposta por Bassanezi, mas entusiasmada com a possibilidade de aplicação proposta por Burak, neste trabalho busquei entender como o estudo das Recorrências Lineares de Primeira Ordem poderia contribuir para a construção de modelos matemáticos, em especial, fórmulas inerentes à Matemática Financeira, com alunos da 1ª série do Ensino Médio, utilizando, para isso, Matemática acessível aos mesmos e inteiramente imersa em um tema único e em suas ramificações, envolvendo no processo, simultaneamente, aprendizagem matemática – símbolos, algoritmos e técnicas de resolução –, interação entre a Matemática desenvolvida e a realidade do aluno – contexto sociocultural –, auxílio da tecnologia – Excel e Geo- gebra para observação de regularidades e compreensão dos processos e interpretação dos dados, além de Word e Power Point para escrita e apresentacão da atividade, respectivamente –, o desenvolvimento do aluno como protagonista de seu processo de aprendizagem e, por fim, a interdisciplinaridade. Os resultados foram tão positivos que repercutiram na comunidade escolar e culminaram no convite feito pela Diretoria de Ensino de Piracicaba para que o trabalho fosse adaptado para exposição em uma competição de pesquisas nos moldes de Iniciacão Científica na Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep.pt
dc.description.abstractInspired by the mathematical modeling proposed by Bassanezi, but enthusiastic about the possibility of application proposed by Burak, in this work I tried to understand how the study of Linear Recurrences of First Order could contribute to the construction of mathematical models, especially formulas inherent to Financia lMathematics, with students of the 1st grade of the High School, using, for this, Mathematics accessible to them and entirely immersed in a single theme and its ramifications, involving in the process simultaneously mathematical learning - symbols, algorithms and resolution techniques - interaction between developed mathematics and student reality - sociocultural context -, technology assistance - Excel and Geogebra for observation of regularities and understanding of processes and interpretation of data, in addition to Word and Power Point for writing and presentation of the activity, respectively -, the development of the student as the protagonist of their learning process and, finally, interdisciplinarity. The results were so positive that they reverberated in the school community and culminated in the invitation made by the Teaching Board of Piracicaba so that the work was adapted for exhibition in a competition of research in the form of Scientific Initiation at the Methodist University of Piracicaba - Unimep.en
dc.identifier.aleph000910256
dc.identifier.capes31075010001P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/158338
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectSequências matemáticaspt
dc.subjectRecorrências linearespt
dc.subjectEnsino médiopt
dc.subjectModelos matemáticospt
dc.subjectMathematical sequencesen
dc.subjectLinear recurrencesen
dc.subjectHigh schoolen
dc.subjectMathematical modelsen
dc.titleA contribuição do estudo das sequências recursivas para construção de modelos matemáticos no ensino médiopt
dc.title.alternativeThe contribution of the study of recursive sequences for the construction of mathematical models in high schoolen
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramMatemática em Rede Nacional - IGCEpt
unesp.knowledgeAreaMestrado profissional em matemática em rede nacionalpt
unesp.researchAreaNão constapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
morais_rs_me_rcla.pdf
Tamanho:
6.22 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.01 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: