Logotipo do repositório
 

Publicação:
A educação para os “meios e os fins”: a informação, o conhecimento e a comunicação na educação escolar básica e universitária

Carregando...
Imagem de Miniatura

Data

Orientador

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)

Tipo

Trabalho apresentado em evento

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

A presente pesquisa tem como principal referência, a necessidade de detectar as iniciativas de desenvolvimento pelo ensino superior público, de teorias, métodos e ferramentas didático-pedagógicas. O objeto pesquisado é complementado pela intenção dos pesquisadores, de identificar e mensurar os processos, os fluxos e os meios de transferência dos conhecimentos e práticas produzidas pelas IES para os demais níveis de ensino, tomando como campo de investigação as Escolas Municipais e Estaduais de Ensino Fundamental e os cursos de Pedagogia da UNESP, na cidade de Bauru(SP. A partir da proposta da pesquisa participante vem sendo articuladas as ações voltadas às pesquisas, conceituais e de campo, para analisar e avaliar práticas pedagógicas e formas de comunicação em uso corrente e os efeitos trazidos pela substituição do modelo de comunicação linear e unilateral para o modelo de comunicação multilateral das redes digitais sobre os modelos e práticas tradicionais de educação escolar. Os resultados teórico-práticos obtidos são utilizados para a seleção de conceitos, produção de conteúdos, metodologias e recursos veiculados pelos diferentes “meios” integrados ao contexto cultural, econômico e social, tanto local, regional ou nacional. O desafio consiste em articular os instrumentos, os conteúdos, a realidade escolar e o entorno num processo educativo que tem como fundamental é a comunicação do saber socialmente construído, do saber científico e tecnológico, de modo que permita mudanças tão necessárias no processo comunicacional no interior da própria escola, na relação do professor com os seus alunos, na forma de abordar e transpor os conteúdos científicos em conteúdos escolares mediados presenciais, quanto remotos.

Descrição

Palavras-chave

Educação, Comunicação, Tecnologia

Idioma

Português

Como citar

CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11535-11546

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação