Publicação: Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística
dc.contributor.advisor | Silva, Agnaldo Valente Germano da [UNESP] | |
dc.contributor.author | Valim, Natália Cabrera Flores [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-11-01T15:44:41Z | |
dc.date.available | 2016-11-01T15:44:41Z | |
dc.date.issued | 2016-08-29 | |
dc.description.abstract | Refletindo sobre o espaço de construção do saber antes permeado pelas discussões sobre produções artísticas e pelo diálogo e agora tomado por certezas e pelo monólogo, uma primeira evidência: o distanciamento entre minha prática pedagógica e minha prática artística. Diante desta fragmentação entre os pensamentos (theoria, práxis e poiesis) esta dissertação propõe discutir, a partir das fragmentações que circundam o ensino de arte seja na instituição através do tempo, do espaço e do saber, como também na figura do próprio educador - e como isto interfere no ato educativo. Propõe-se, então, uma reflexão sobre a relação dialógica que se constrói entre mestre e ‘aprendente’ através das relações entre Tarsila do Amaral e Antônio Carlos (Tuneu) Rodrigues; bem como entre Shoko Suzuki e Sumaya M. Moraes, aos olhos de Rancière e Freire, além de Bourriaud que ajudará a pensar a relação além do diálogo; Valente a partir do ‘Hidridismo Interformativo’ e Salles através da ‘Crítica Genética’ . E essas relações transpostas para a sala de aula pela figura do educador A/R/Tógrafo – a partir da A/R/Tografia de Irwin - apresenta-se como possibilidade de busca dessa transformação. | pt |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | |
dc.identifier.aleph | 000875042 | |
dc.identifier.capes | 41002016026P1 | |
dc.identifier.lattes | 5634804722088553 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/144490 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Proposta colaborativa | pt |
dc.subject | A/R/Tografia | pt |
dc.subject | Híbrido | pt |
dc.subject | Processo | pt |
dc.subject | Arte/Educação | pt |
dc.title | Professor-pesquisador-artista: reflexões para uma prática pedagógica artística | pt |
dc.title.alternative | Teacher-researcher-artist: reflections for educational artistic practice | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.advisor.lattes | 5634804722088553 | |
unesp.advisor.orcid | 0000-0003-0538-9142 | |
unesp.author.lattes | 5634804722088553 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulo | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Artes (mestrado profissional) - IA | pt |
unesp.knowledgeArea | Arte e educação | pt |
unesp.researchArea | Ensino de Artes | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- valim_ncf_me_ia.pdf
- Tamanho:
- 14.46 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição:
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.98 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: