Logotipo do repositório
 

Publicação:
A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de Literatura

dc.contributor.advisorDuarte, Newton [UNESP]
dc.contributor.advisorSaviani, Dermeval [UNESP]
dc.contributor.authorFerreira, Nathalia Botura de Paula [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-07-27T17:13:41Z
dc.date.available2018-07-27T17:13:41Z
dc.date.issued2012-03-26
dc.description.abstractSituated in the field of foundations of education, this PhD research is a theoretical study of concept of catharsis in Georg Lukács' aesthetics and Dermeval Saviani's historical critical pedagogy. Catharsis is analysed as a development process of the individual in direction to a more and more conscious relation with the humankind. Is defended the thesis that the teaching of literature in school education should have been the aim to defetishize the social reality promoting the cathartic process by means the work with the classics. This PhD research is connected with a broader study that is been developing by Prof. Dr. Newton Duarte, supported by CNPq and CAPES, entitled Art and Human Development in Lukács and Vygotsky.en
dc.description.abstractEsta pesquisa de doutorado situa-se no campo dos fundamentos da educação e volta-se para o estudo teórico do conceito de catarse na estética de Georg Lukács e na pedagogia histórico-crítica de Dermeval Saviani. A catarse é analisada como um processo de desenvolvimento do indivíduo em direção a uma relação cada vez mais consciente com o gênero humano. Defende-se a tese que o ensino de literatura na educação escolar tenha por objetivo a desfetichização da realidade humana, produzindo-se a catarse por meio do trabalho com os clássicos. Esta pesquisa integra um estudo mais amplo que tem sido desenvolvido pelo Prof. Dr. Newton Duarte, com apoio do CNPq e da CAPES, intitulado Arte e formação humana em Lukács e Vigotski.pt
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP)
dc.format.extent170 f. : il.
dc.identifier.aleph000884024
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.citationFERREIRA, Nathalia Botura de Paula. A catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de Literatura. 2012. 170 f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Faculdade de Ciências e Letras (Campus de Araraquara), 2012.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/cathedra/17-04-2017/000884024.pdf
dc.identifier.lattes2161593951236436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154610
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEducação - Filosofiapt
dc.subjectLiteratura - Filosofiapt
dc.subjectCatarsept
dc.subjectLiteratura - Esteticapt
dc.subjectLiterature Philosophypt
dc.titleA catarse estética e a pedagogia histórico-crítica: contribuições para o ensino de Literaturapt
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2161593951236436
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaTeorias pedagógicas, trabalho educativo e sociedadept

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
000884024.pdf
Tamanho:
28.53 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format