Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

O trantorno do espectro do autismo na Educação Infantil: possibilidades de estratégias de ensino por meio de uma sequência didática

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Santos, Andréa Rizzo dos

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

A inclusão de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na Educação Infantil é um tema de grande relevância no contexto educacional atual. O TEA é caracterizado por comprometimentos na comunicação, na interação social e nos comportamentos, sendo sua classificação definida pelos níveis de comprometimento funcional e pelas necessidades de apoios específicos. O apoio ao desenvolvimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) envolve estratégias multidisciplinares e individualizadas, nas quais o estímulo às habilidades desempenha um papel fundamental, uma vez que as habilidades não são inatas, mas podem ser aprendidas e aprimoradas por meio de processos educativos (American Psychiatric Association, 2014; Del Prette; Del Prette, 2005; Schwartzman, 2011). Nesse contexto, crianças com TEA, em razão de suas especificidades no processamento cognitivo, apresentam limitações na representação de estados mentais, o que gera barreiras na interação social, impactando aspectos como jogos simbólicos, criatividade, originalidade e pragmatismo. Assim, o objetivo desta pesquisa foi elaborar, aplicar e avaliar uma sequência didática composta com recursos pedagógicos baseados nos princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), a fim de desenvolver habilidades cognitivas e promover a inclusão de alunos com e sem TEA na Educação Infantil. A pesquisa de observação-participante, com abordagem qualitativa, fundamentou-se em bases teóricas sobre a temática. Participaram da pesquisa duas turmas de Educação Infantil (Pré I e Pré II) de um Centro de Educação Infantil localizado em uma cidade de médio porte, no interior do Estado de São Paulo. A coleta de dados foi realizada no período de 6 a 22 de junho de 2024, utilizando entrevistas semiestruturadas com professores e observações em sala de aula dos alunos participantes. Com base nos dados coletados, foi desenvolvido o produto educacional intitulado “Sequência Didática na Caixa: Aprendendo com Parlendas”, aplicado aos alunos de 4 e 5 anos das turmas participantes. Os resultados do questionário com as professoras indicaram falta de recursos e lacunas na qualificação profissional para atender às demandas específicas. Entretanto, a aplicação da Sequência Didática (SD) pautada no DUA mostrou-se essencial para potencializar o aprendizado de habilidades cognitivas e sociais das crianças com e sem TEA. Constatou-se que a formação continuada dos educadores é indispensável para a adoção de práticas e estratégias de ensino para atender as necessidades específicas das crianças, bem como o desenvolvimento de habilidades, a autonomia e a criação de um ambiente educativo inclusivo que atenda às especificidades dos alunos.

Resumo (inglês)

The inclusion of children with Autism Spectrum Disorder (ASD) in Early Childhood Education is a highly relevant topic in the current educational context. ASD is characterized by impairments in communication, social interaction, and behavior, and is classified based on levels of functional impairment and the need for specific support. Supporting the development of individuals with ASD involves multidisciplinary and individualized strategies, in which the stimulation of skills plays a fundamental role, since skills are not innate but can be learned and enhanced through educational processes (American Psychiatric Association, 2014; Del Prette; Del Prette, 2005; Schwartzman, 2011). In this context, children with ASD, due to specificities in cognitive processing, face limitations in representing mental states, which creates barriers to social interaction and impacts aspects such as symbolic play, creativity, originality, and pragmatics. This research aimed to develop, implement, and evaluate a didactic sequence composed of pedagogical resources based on the principles of Universal Design for Learning (UDL), in order to foster cognitive skills and promote the inclusion of students with and without ASD in Early Childhood Education. The participant- observation research, using a qualitative approach, was grounded in theoretical foundations on the subject. Two Early Childhood Education classes (Pre-I and Pre-II) from a public Early Childhood Education Center in a medium-sized city in the interior of São Paulo State participated in the study. Data collection was conducted from June 6 to 22, 2024, through semi-structured interviews with teachers and classroom observations of the participating students. Based on the data collected, the educational product entitled Didactic Sequence in the Box: Learning with Nursery Rhymes was developed and applied to 4- and 5-year-old students in the participating classes. The results from the teacher questionnaires indicated a lack of resources and gaps in professional training to address specific demands. However, the implementation of the didactic sequence based on UDL principles proved essential in enhancing the cognitive and social skills of children with and without ASD. It was found that the continuous professional development of educators is crucial for the adoption of teaching practices and strategies that meet the specific needs of children, as well as for fostering skill development, autonomy, and the creation of an inclusive educational environment.

Descrição

Palavras-chave

Educação Infantil, Transtorno do Espectro Autista, Educação Especial, Inclusão, Early Childhood Education, Autism Spectrum Disorder, Inclusion, Special Education

Idioma

Português

Citação

BELINELLO, Rogéria Cristina Espinosa. O trantorno do espectro do autismo na Educação Infantil: possibilidades de estratégias de ensino por meio de uma sequência didática. 149 f. 2025. Dissertação (Mestrado em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação