Publication: Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e o desenvolvimento lógico matemático segundo a linha pedagógica de Freinet
Loading...
Date
Authors
Advisor
Fonseca, Debora Cristina 

Coadvisor
Graduate program
Undergraduate course
Pedagogia - IB
Journal Title
Journal ISSN
Volume Title
Publisher
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Type
Undergraduate thesis
Access right
Acesso aberto

Abstract
A brincadeira é uma ação muito presente para alunos que se encontram na educação infantil, sendo em casa ou na escola. Atualmente a linha pedagógica Freinetiana compreende a brincadeira como um auxiliador no desenvolvimento da criança, através do tateamento e das descobertas a criança se desenvolve cognitivamente. Sabemos que a educação infantil passou por um longo processo histórico para obter a finalidade atual que é ,segundo o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96, de desenvolvimento integral da criança; através desta busca pelo desenvolvimento integral, mental, físico e cognitivo que os jogos aparecem como meio de socialização, sendo recurso utilizado até mesmo em outras áreas, portanto o presente trabalho tem por objetivo apontar de que maneira os jogos e as brincadeiras, que estão inseridas nessa modalidade educacional, auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, segundo a perspectiva Freinetiana. Essa é uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, realizada na plataforma da Scielo com as seguintes palavras chave brincadeiras e jogos, no período de 10 anos; foram utilizado livros, decretos e leis a fim compreender de que maneira os jogos e as brincadeira auxiliam no desenvolvimento cognitivo. Após a análise dos resultados, é possível afirmar que os jogos estão muito presente na educação infantil e que além de ser garantido por lei, auxilia no desenvolvimento cognitivo, através do trabalho jogo.
Description
Keywords
Brincadeiras, Educação pré-escolar, Ensino, Jogos, Desenvolvimento, Educação infantil
Language
Portuguese