Publicação: Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e o desenvolvimento lógico matemático segundo a linha pedagógica de Freinet
dc.contributor.advisor | Fonseca, Debora Cristina [UNESP] | |
dc.contributor.author | Augusto, Rafaela Cristina | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2022-10-31T19:34:22Z | |
dc.date.available | 2022-10-31T19:34:22Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | A brincadeira é uma ação muito presente para alunos que se encontram na educação infantil, sendo em casa ou na escola. Atualmente a linha pedagógica Freinetiana compreende a brincadeira como um auxiliador no desenvolvimento da criança, através do tateamento e das descobertas a criança se desenvolve cognitivamente. Sabemos que a educação infantil passou por um longo processo histórico para obter a finalidade atual que é ,segundo o Art. 29 da Lei de Diretrizes e Bases - Lei 9394/96, de desenvolvimento integral da criança; através desta busca pelo desenvolvimento integral, mental, físico e cognitivo que os jogos aparecem como meio de socialização, sendo recurso utilizado até mesmo em outras áreas, portanto o presente trabalho tem por objetivo apontar de que maneira os jogos e as brincadeiras, que estão inseridas nessa modalidade educacional, auxiliam no desenvolvimento cognitivo da criança, segundo a perspectiva Freinetiana. Essa é uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica, realizada na plataforma da Scielo com as seguintes palavras chave brincadeiras e jogos, no período de 10 anos; foram utilizado livros, decretos e leis a fim compreender de que maneira os jogos e as brincadeira auxiliam no desenvolvimento cognitivo. Após a análise dos resultados, é possível afirmar que os jogos estão muito presente na educação infantil e que além de ser garantido por lei, auxilia no desenvolvimento cognitivo, através do trabalho jogo. | pt |
dc.description.sponsorship | Não recebi financiamento | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/237304 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Brincadeiras | pt |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt |
dc.subject | Ensino | pt |
dc.subject | Jogos | pt |
dc.subject | Desenvolvimento | pt |
dc.subject | Educação infantil | pt |
dc.title | Os jogos e as brincadeiras na Educação Infantil e o desenvolvimento lógico matemático segundo a linha pedagógica de Freinet | pt |
dc.title.alternative | Games and games in Early Childhood Education and logical mathematical development according to Freinet's pedagogical line | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de curso | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.undergraduate | Pedagogia - IB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- augusto_rc_tcc_rcla.pdf
- Tamanho:
- 630.3 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 2 de 2
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.44 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição:
Carregando...
- Nome:
- augusto_rc_autorizacao_rcla.pdf
- Tamanho:
- 445.7 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
- Descrição: