Publicação: Palavras-sopros de corpos em trânsitos: uma cartografia de experiências queers e seus não-lugares
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Teixeira Filho, Fernando Silva 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia - FCLAS
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esse relatório de pesquisa (tese) registra as experiências de corpos de homens-cis que se expressam e/ou se nomeiam corpos queers localizados e situados nos universos queers do Projeto Queer, Cidade Queer e Catálogo Performance Queer [SSEX BBOX] que acontecem em São Paulo, Curitiba e virtualmente. Para tal registro utilizei a Pesquisa Cartográfica e os Estudos e Perspectivas Queers, apostando na potência que tal diálogo tem em criar linhas de vizinhanças com a postura ética, estética e política dos corpos que aqui são apresentados, bem como com a intenção de subverter e romper com um saber-fazer pesquisa enviesado por uma visão cisheterocentrada, falocêntrica, normativa e colonizadora do conhecimento. Colocamo-nos como objetivo desta pesquisa problematizar, a partir das linhas-fluxos que se enunciam nas palavras-sopros compartilhadas pelos dez colaboradores protagonistas desta cartografia, as (des)conexões, proposições, silenciamentos, críticas, alianças, recusas e o inadequarem-se às políticas de subjetivação cisheteronormativas capitalistas vigentes que tais corpos vivenciam e propõem no cotidiano. Tal inadequação, inclusive, faz-se nítida ao se identificarem e/ou se apropriarem do termo queer enquanto uma ética/política/estética de existência. É importante acrescentar que, inclusive, o próprio autor desta pesquisa passou pelo processo de queerização de seu corpo, de desconstrução de suas referências cisheteronormativas na construção de sua masculinidade ao protagonizar um ensaio fotográfico que hoje consta no Catálogo Performance Queer. Deste modo, foi material de análise da pesquisa, além do mergulhar do meu corpo-experiência nesses territórios existências, as entrevistas e encontros realizados de maneira presencial e virtual. A partir deste material, evidenciou-se que as estratégias encarnadas por esses corpos foram singularmente construídas, seja de maneira anterior à chegada no Brasil do termo queer ou por contato com as propostas teóricas-metodológicas dos estudos e perspectivas queer. Por fim, enredou-se nesse desenho cartográfico que, um dos caminhos apontados como terreno fértil para a germinação de outras sensibilidades, percepções e gestos relacionais entre os marcadores sociais de diferença podem advir do território da arte. Isto é, ter a arte como abertura para exploração e invenção de outros im/possíveis, que nas suas dobras e desdobras se faz força capaz de ativar o sensível em nós seres viventes para ousarmos outras escritas de si, para desafiarmos o poder, para irmos além do previsível, para que novas palavras soprem outros ventos.
Resumo (inglês)
This research report (thesis) registers the experiences of cis-men bodies who express themselves and/or name themselves as queer bodies located and who are situated in the queer universes of Queer project (Projeto Queer), Queer City (Cidade Queer) and Queer performance Catalog (Catálogo Performance Queer) [SSEX BBOX], which takes place virtually in São Paulo and Curitiba. For this study’s register I have used a Cartographic research and Queer studies and perspectives, betting on the potency that such dialogue has in creating neighbouring lines with the ethical, aesthetic and political stances of bodies presented here, as well as with the intention of subverting and breaking the classical know-how in research, usually biased by cisheterocentered, phallocentric, normative and colonizing vision of knowledge. We have set as the aim of this research the problematization, from the flow lines that are enunciated in the word-whispers shared by the ten collaborators of this cartographic research, of the (dis)connections, propositions, silences, criticisms, alliances, refusals and their inadequacies towards the current capitalist cisheteronormative subjectivation policies that such bodies were/are exposed to in their daily lives. Such inadequacies become very clear when they identify themselves and/or approriate to themselves of the term queer as an ethics/politics/aesthetic of existence. It is crucial do add that even the author of this thesis has undergone the process of queerization of his body and of deconstructing his cisheteronormative references during the construction of his masculinity through the experience of a photoshoot which is available in the Queer performance Catalog (Catálogo Performance Queer). Thus, the analysis material of this research, in addition to the deep dive of my own body-experience in these existing territories, were the interviews and the meetings carried out virtually and in person. From this material, it became evident that the strategies embodied by these bodies were uniquely constructed, either before the arrival of the term queer in brazilian territory or by the means of contact with the theoretical-methodological queer studies and perspectives. Finally, it was entangled in this study’s cartographic design that one of the roads pointed out that fertile ground for the growing of other sensibilities, perspectives and relational gestures between the social markers of difference may come from the art realm. That is, having art as an opening for exploration and invention of other (im)possibilities provides us the power to activate our sensitive side through the folding and unfolding of ourselves in order to rewrite ourselves, to challenge the power, to go beyond the predictable, so that new words are whispered to the wind.
Descrição
Palavras-chave
Cartografia, Queer, Experiências, Corpos, Resistências, Cartography, Experiences, Bodies, Resistances
Idioma
Português