Publicação: 'Nosso modo próprio de educar': uma análise das implicações entre o educador e o projeto pedagógico
dc.contributor.advisor | Dias, Romualdo [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rocha, Márcio Donizetti [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-05-09T16:38:36Z | |
dc.date.available | 2017-05-09T16:38:36Z | |
dc.date.issued | 2017-03-15 | |
dc.description.abstract | Nesta tese, serão apresentados os resultados de um estudo acerca das implicações observadas no processo de formação do educador em sua relação com o projeto pedagógico. Para tal, foram considerados os aspectos presentes no ato de transmitir e de ensinar, bem como o papel de orientar e de sustentar o fazer pedagógico na escola, aspecto que sobrevive aos ventos da inovação educacional internacional. Foram analisadas as implicações geradas no processo de constituição do educador em sua relação com a elaboração do projeto pedagógico, no âmbito de um movimento internacional com assumido propósito de inovação curricular, aspecto que se consolida frente a uma dinâmica de poder considerada como prática de colonização exercida sobre um território fundamental para a definição do horizonte de convívio humano atual. Como objeto de estudo, selecionou-se a prática educacional de uma rede de ensino internacional, sustentada pela congregação religiosa, de filiação católica, das chamadas Filhas de Jesus, a qual possui vínculos explícitos com o campo religioso. Para o desenvolvimento deste estudo, foi empreendida uma revisão das teses de Max Weber - mais precisamente dos seus estudos sobre a Sociologia da Religião - no intuito de conferir perspectivas de superação de uma lógica de captura tal como produzida pelo capitalismo neoliberal na sociedade contemporânea. Em confronto com este olhar voltado para o campo social, buscou-se uma abordagem da filosofia, formulada por Jacques Maritain. Observou-se, assim, o quanto a escola e a educação se encontram sob a captura de uma lógica de colonização do território da crença, presente na atual etapa do modelo capitalista neoliberal, e confirmou-se que o educador perdeu o direito à inocência, de modo que precisa assumir uma posição política diante da conjuntura social, se envolvendo com a dinâmica de poder presente nas relações que dão sustentação à vida. | pt |
dc.identifier.aleph | 000885324 | |
dc.identifier.capes | 33004137064P2 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/150583 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt |
dc.subject | Processo educacional | pt |
dc.subject | Escola e comunidade | pt |
dc.title | 'Nosso modo próprio de educar': uma análise das implicações entre o educador e o projeto pedagógico | pt |
dc.title.alternative | Our own way of educating: an analysis between the educator and the pedagogical project | en |
dc.type | Tese de doutorado | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claro | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.graduateProgram | Educação - IB | pt |
unesp.knowledgeArea | Educação | pt |
unesp.researchArea | Educação: políticas, gestão e o sujeito contemporâneo | pt |
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