Publicação: Tessituras de uma caminhada: memórias e atravessamentos de um corpo feminino no contexto urbano
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Raquel, Fernanda 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
São Paulo - IA - Arte-Teatro
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Este trabalho faz uma reflexão sobre o deslocamento do corpo feminino no espaço público urbano, especificamente nas ruas do bairro Ipiranga, zona sul de São Paulo. A partir das discussões advindas da geografia feminista (KERN, 2019) e da intervenção artística como método, se propõe a ocupar o território de forma simbólica, tanto por meio da caminhada pela cidade – aqui entendida como ação performática (VELOSO, 2021) – quanto por meio de uma proposta de intervenção, que buscará criar novos sentidos para o espaço público. Em um modelo ensaístico, os registros das caminhadas são relatados através de micronarrativas, que se tornam documentos do processo artístico (ROCHA; SANTOS, 2024). Na intervenção, as ruas são renomeadas com nomes de mulheres através de placas bordadas, criando um novo fluxo de deslocamento no território que permita caminhar mais longe através do feminino.
Resumo (espanhol)
Este trabajo reflexiona sobre el desplazamiento del cuerpo femenino en el espacio público urbano, específicamente en las calles del barrio Ipiranga, al sur de São Paulo. A partir de discusiones surgidas desde la geografía feminista (KERN, 2019) y la intervención artística como método, se propone ocupar el territorio de forma simbólica, tanto a través del recorrido a pie por la ciudad -entendido aquí como una acción performativa (VELOSO, 2021) – como a través de una propuesta de intervención, que buscará crear nuevos significados para el espacio público. En un modelo ensayístico, los registros de las caminatas se relatan a través de micronarrativas, que se convierten en documentos del proceso artístico (ROCHA; SANTOS, 2024). En la intervención, las calles reciben un nuevo nombre de mujer mediante letreros bordados, creando un nuevo flujo de desplazamiento en el territorio que permite caminar más a través de lo femenino.
Descrição
Palavras-chave
Artes, Performance (Arte), Mulheres, Cidades e vilas, Caminhada, Feminismo, Bordado
Idioma
Português
Como citar
SANTOS, Maria de Fátima de Alencar. Tessituras de uma caminhada: memórias e atravessamentos de um corpo feminino no contexto urbano. Orientadora: Fernanda Raquel. 2024. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Arte-teatro) - Instituto de Artes, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", São Paulo, 2024.