Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR
dc.contributor.author | Rinaldi, Renata Portela [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rinaldi, José Gilberto Spasiani [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-07-19T13:00:27Z | |
dc.date.available | 2016-07-19T13:00:27Z | |
dc.date.issued | 2014 | |
dc.description.abstract | O presente texto apresenta resultados de uma proposta de formação dos professores do Estado de São Paulo no âmbito do Programa Rede São Paulo de Formação Docente (Redefor) “Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva”. Teve por objetivo mapear o perfil dos participantes, suas necessidades formativas quanto ao trabalho com os estudantes da educação especial, bem como a percepção deles sobre inclusão. Participaram desta investigação 1040 professores e gestores em exercício nas escolas públicas estaduais paulistas que concluíram a formação e que responderam ao questionário versando, entre outros, sobre aspectos do tema em estudo. A partir de uma análise estatística, os resultados indicam, quanto ao perfil dos participantes, algumas associações entre as respostas quando considerado o gênero (feminino e masculino) e faixa etária; gênero, cargo e tempo de trabalho; área de formação e cargo ocupado atualmente etc. Quanto às necessidades e expectativas há prevalência pelo aprimoramento do conhecimento profissional da docência com vistas a incluir o estudante da educação especial, visto que a formação inicial e as complementações oferecidas pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo são insuficientes para ensinar a todos os estudantes. Percebe-se que a percepção dos participantes sobre inclusão escolar as respostas parecem indicar o discurso “politicamente correto”. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Estatística, Faculdade de Ciências e Tecnologia de Presidente Prudente | |
dc.format.extent | 9382-9394 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 9382-9394 | |
dc.identifier.file | ISSN2357-7819-2014-9382-9394.pdf | |
dc.identifier.issn | 2357-7819 | |
dc.identifier.lattes | 9947031359755735 | |
dc.identifier.lattes | 5397242592525655 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0001-7772-6705 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/141783 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Nacional de Formação de Professores | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | Formação docente e educação inclusiva: expectativas e concepções sobre o programa REDEFOR | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 5397242592525655 | |
unesp.author.lattes | 9947031359755735[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0001-7772-6705[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
unesp.department | Estatística - FCT | pt |
Arquivos
Pacote original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2357-7819-2014-9382-9394.pdf
- Tamanho:
- 550.42 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format